A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública, acaba de implantar o sistema informatizado de todos os procedimentos de atendimento à população, em todas as Unidades de Saúde.
Um dos objetivos da informatização do sistema de atendimento em todas as Unidades de Saúde é também a imediata implantação do Prontuário Eletrônico, previsto na Lei 3.629, de 29 de dezembro de 2008, sancionada pelo governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.
A citada Lei “dispõe sobre a expedição de receitas médicas e odontológicas digitadas em computador”. Segundo consta no artigo primeiro da referida Lei, “as receitas médicas e os pedidos de exame deverão ser digitados no computador e impressos pelo médico no momento da consulta, acompanhados de sua assinatura e carimbo”, diz a Lei.
Além desta finalidade de cumprimento de uma exigência legal em vigor, “a informatização de todo o sistema de atendimento dá aos profissionais da Saúde, principalmente aos médicos, o completo histórico do paciente, onde e quando foi atendido, medicação prescrita e os procedimentos adotados para tratamento, ou os encaminhamentos devidos”, explicou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.
“Basta o paciente apresentar o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) para os servidores da Saúde credenciados terem acesso a todo o histórico do paciente que é atendido naquele momento, em todas as nossas Unidades”, comentou Eliane Brilhante.
“Todos os nossos servidores, que prestam serviços de atendimento à Saúde da nossa população, foram previamente capacitados e estão devidamente preparados para o adequado uso desse sistema”, assegurou a secretária de Saúde de Três Lagoas.
POSTÃO
A última Unidade a implantar a informatização do sistema de atendimento, na semana passada, foi o Posto de Atendimento 24 horas (PA), também popularmente conhecido como “Postão”.
E toda a equipe de trabalho, incluindo os três médicos em cada plantão (dois ambulatoriais e um de emergência) e o atendimento à população são coordenados por Everton Caetano.
“Toda a nossa equipe, incluindo todos os médicos, está devidamente preparada e começou a usar o sistema informatizado de atendimento”, informou Everton.
“O uso do computador para acesso ao sistema informatizado começa desde a recepção, triagem e se estende aos consultórios médicos e farmácia para retirada da medicação”, explicou o coordenador do Postão.
TRIAGEM
Os resultados da informatização do atendimento começam a ser notados, de imediato, na triagem, quando é medida a temperatura, pressão arterial, peso e se ouve o paciente para encaminhamento aos consultórios médicos.
“Graças à informatização, o sistema logo informa à equipe da triagem a classificação de risco de cada paciente, ou seja, o grau de urgência de atendimento”, explicou.
Everton Caetano se referiu ao já implantado Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR) no Postão, seguindo as normas e instruções contidas na Portaria 1.863, do Ministério da Saúde, com o objetivo principal de se colocar em prática ações técnicas de resolutividade imediata, sem esquecer ou abandonar o importante lado social e humano dos procedimentos.
Na triagem e avaliação inicial em que se ouve o usuário e se faz aferição de pressão arterial e medição da temperatura corporal, o paciente recebe classificação por cores (vermelho, amarelo, verde ou azul) que identificam a prioridade de atendimento e não mais a ordem de chegada.
Para o médico Sidney Antônio David, que presta plantão no Postão, “a informatização do sistema de atendimento não é novidade para mim. Já o conhecia e usava em outras cidades (São Paulo)”, contou.
“Apesar de alguns acharem o sistema lento e prejudicial à agilidade do atendimento, o sistema informatizado me dá mais segurança e menos risco de falhas, principalmente na hora da prescrição dos medicamentos”, comentou o médico de Geriatria e Gerontologia.
“Para nós, é importantíssimo termos acesso ao histórico do paciente, doenças que já teve e qual a medicação que foi adotada”, observou Sidney David.
Assessoria de Comunicação