Ao todo foram imunizados na Campanha Antirrábica 2022 promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no sábado (24), 6.502 animais caninos e felinos.
A raiva é uma doença incurável em cães e gatos que pode ser transmitida para os seres humanos, atingindo de forma agressiva e fatal. Só há uma forma de prevenção: através da vacinação antirrábica.
Do total de 6.502 imunizados neste ano, 5.066 são cães e 1.436 gatos que receberam a vacina contra raiva, nos 30 pontos de vacinação espalhados pela cidade. A Campanha é de extrema relevância para o Município continuar sem registro da doença, como ocorre há anos.
O coordenador do CCZ, Everton Ottoni, explicou que o último censo animal para vacinação na cidade é de 15.500 animais, sendo cerca de 12.500 cães e 3.000 gatos, a meta de vacinação é de 90%.
“Para alcançarmos este número é feita a soma, das ações como Castramóvel, Multivacinação, Campanha anual e, também, as vacinações realizadas em clínicas particulares, pois algumas pessoas preferem levar seu pet direto nesses locais, então a partir desta soma chegaremos ao número total de vacinados”, explicou o veterinário.
Everton ressalta que os números seguem dentro do estimado, e a previsão é que Três Lagoas atinja até o fim do ano, a meta esperada, entretanto é preciso que todos vacinem seus animais.