A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Imunização, apresentou os dados de encerramento da Campanha de Vacinação contra a Rubéola.
De acordo com Mirian Girata, coordenadora de Imunização, o município vacinou 94% da população, dentro da faixa estipulada pelo Ministério da Saúde. Nesta fase pós campanha, poucas pessoas estão procurando pela vacina.
Mirian informou que os resultados serão encaminhados ao Ministério da Saúde. De posse das informações, o Ministério irá avaliar a Campanha nos municípios e nos estados para verificar a possibilidade de certificar sobre a erradicação da Rubéola.
A coordenadora relatou que de forma geral, nenhuma região do país atingiu o 100% proposto pelo Ministério. A região sul foi a que mais conseguiu vacinar.
Mirian destacou que mesmo com o término da campanha as vacinas estão disponíveis para a população. Continuaremos com a vacina tríplice que é de sarampo, rubéola e caxumba. E acrescentou: Estas sempre são oferecidas, assim como a vacina contra febre amarela.
Meta
Mesmo não atingindo 100% da população, para a coordenadora de Imunização o saldo foi positivo. Não é o ideal e 6% das pessoas não foram vacinadas. Desta forma, o risco da Rubéola ainda existe, bem como o de contaminar uma gestante.
Mirian avaliou que os 94% atingidos por Três Lagoas garantem um nível bom de imunização. Muitos municípios não conseguiram vacinar por que a população ainda é resistente e muita gente tem medo da vacina.
Segundo Mirian, a conscientização das pessoas requer um trabalho a longo prazo. Acredito que o trabalho será por um bom tempo em cima desta questão da vacina, na tentativa de eliminar a Rubéola, da mesma forma que ocorreu com a poliomielite, a varíola e o sarampo.
Vacinômetro
Diversas ações foram desenvolvidas para que a meta de vacinação fosse cumprida. Entre elas, o arrastão nos bairros, vacinação na rodoviária, nas festas/ bares, eventos do município, fábricas, comércio e supermercados.
Para Mirian, o vacinômetro, um boneco do já conhecido Zé Gotinha, com um termômetro mostrando a evolução da campanha, foi um ponto favorável. Foi uma forma de estimular a participação da população, mesmo que indiretamente, acompanhando os números subir.
Mirian ressaltou que todos os esforços foram feitos para o sucesso. 6% não se vacinaram. Infelizmente é nossa população que não quis tomar a vacina.
A coordenadora de Imunização aconselha a população para que procure os postos e tomem as vacinas. Não como meta de vacinação de campanha, mas como prevenção e não contaminação de gestante, finalizou.
Casos
Em 2007, Três Lagoas registrou 6 casos de Rubéola, em 14 exames realizados. Já em 2008, considerando até o mês de setembro, o número de pacientes com Rubéola é de 22 casos confirmados.
De acordo com a Coordenação de Imunização, 97,29% das mulheres vacinadas estão na faixa etária de 20 a 29 anos e 79,87% de 30 a 39 anos. Já os homens, 103,23% pertencem a faixa etária de 20 a 29 anos e 94,81% de 30 a 39 anos. No total, durante a Campanha foram vacinadas 27.613 pessoas, perfazendo 94% da população estipulada pelo Ministério da Saúde.
Assessoria de Comunicação