A Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas informa que está encerrada a Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1. A previsão do término da ação era para esta sexta-feira (20), entretanto, foi antecipada devido a grande procura pelas doses.
Neste momento, a equipe do Setor de Imunização realiza o trabalho de lançamento no sistema da quantidade de vacinas aplicadas em Três Lagoas.
Segundo Humberta Azambuja, até última sexta-feira (20), foi contabilizado oficialmente o total de 21.974 doses (87%), sendo 1.879 (61,6%) crianças de 6 meses a dois anos incompletos, 3.511 (75,8%) doses para crianças de 2 a 5 anos incompletos, 2.964 (125%) trabalhadores de saúde, 663 doses (43,47%) para gestantes, 144 (57,3%) para puérperas, 8.480 (81,50%) idosos e 4.293 (142%) pessoas comorbidades. A meta não foi atingida para crianças e gestantes.
A meta de vacinação neste ano é imunizar 25.236 pessoas. O seguinte grupo prioritário para receber a vacina da rede pública era: 3.050 bebês de seis meses a dois anos; 4.330 crianças de dois a cinco anos incompletos; 2.363 para trabalhadores da saúde; 1.525 gestantes; 251 puérperas; 10.406 idosos e 3.011 pessoas com doenças crônicas.
Humberta também informou que não há previsão de chegar mais vacinas para o Município. “O nosso trabalho agora é enviar para o sistema o número de pessoas vacinadas em Três Lagoas”, disse.
Segundo a nota publicada pela Secretaria Estadual de Saúde na última quarta-feira (18), o Ministério da Saúde não disponibiliza doses extras da vacina para nenhum dos Estados, sendo que estes são responsáveis por encaminharem aos municípios.
No ano passado a meta era 22.030, porém o município não atingiu a meta mínima de 80%.
CAMPANHA
Para a realização da campanha, a Secretaria de Estado de Saúde dividiu em três remessas o encaminhamento das vacinas. A estratégia adotada pelo Departamento de Imunização do Município foi antecipar uma semana antes do início da Campanha para imunizar primeiramente as crianças de seis meses a cinco anos incompletos.
A campanha teve início oficialmente no último dia 30 de abril dando abertura para os demais do grupo prioritário. Porém, devido ao próprio surto do vírus da gripe em todo o país, houve grande procura nos postos o que ocasionou o término da campanha antes do previsto.
ORIENTAÇÕES
A Saúde orienta a toda população para adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Além das medidas básicas de prevenção, aos primeiros sintomas como febre alta, tosse e dificuldade respiratória, o paciente deve ser encaminhado imediatamente a uma unidade de saúde.
A equipe da Vigilância em Saúde de Três Lagoas reforça os principais cuidados para evitar a transmissão da Influenza ou H1N1 e outras doenças respiratórias:
– Lavar sempre as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias;
– Cobrir a boca, nariz quando tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Manter ambientes bem ventilados;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos;
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
– Utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.
CASOS
Segundo o boletim epidemiológico município divulgado nesta semana até o momento foram notificados 15 casos, sendo três confirmados, 11 negativos e um aguardando resultado laboratorial. Já foram confirmados dois óbitos, segundo boletim epidemiológico do Estado.
Assessoria de Comunicação