A Secretaria de Saúde, através do setor de Imunização, divulgou nesta quarta-feira (29) o resultado parcial da Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe, iniciada no último sábado (25) em todo o país. De acordo com os dados, até o momento a cobertura vacinal alcançou 23% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de imunizar 80% da população alvo, correspondente a 7.500 idosos em Três Lagoas.
Segundo a coordenadora do setor de Imunização, Mirian Girata, o dia D da Campanha de Vacinação do Idoso, realizado no último sábado (25), obteve uma cobertura de apenas 12%, vacinando pouco mais de mil idosos. O movimento foi menor que o esperado. O aumento pela procura da vacina foi notado a partir desta terça-feira. Esperamos que até quinta-feira, alcancemos um número mais expressivo de vacinação, apontou Mirian.
Três Lagoas possui uma população idosa aproximada de 9.285 pessoas. Até o momento, pouco mais 2.100 idosos foram vacinados contra a gripe, correspondente a 23% da meta.
A Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe continua em todas as unidades de Saúde até o dia 8 de maio, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h. Em virtude do feriado do dia do Trabalho, em 1º de maio, as unidades de Saúde voltarão a atender normalmente na segunda-feira, dia 4 de maio.
Os locais de vacinação continuam os seguintes:
UBS JUPIÁ
ESF VILA PILOTO
UBS VILA ALEGRE
UBS MIGUEL NUNES
ESF PARANAPUNGÁ
UBS SANTO ANDRÉ
UBS INTERLAGOS
UBS EURÍDICE CHAGAS CRUZ
ESF VILA HARO
UBS JOEL NEVES
ESF SANTA RITA
CLINICA DA MULHER DE ARAPUÁ
CEM CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS
O próximo local de vacinação volante será na Mini-feira de Saúde em Arapuá, no dia 6 de maio.
Vírus influenza ou gripe
A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. O vírus influenza rapidamente se dissemina, sendo responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.
O vírus influenza é transmitido por aerossol ou gotículas contaminadas durante a fala, espirro ou tosse, originado por indivíduos infectados. A pessoa infectada é capaz de transmitir o vírus dois dias antes do aparecimento dos sintomas até sete dias após a doença instalada.
A vacina contra a gripe não deve ser administrada em pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, assim como, a qualquer componente da vacina.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO