Tem início nesta quinta-feira (30) o Inquérito Canino 2011, a ação é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde para combater a Leishmaniose em Três Lagoas. O Inquérito, realizado anualmente pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atenderá parte dos bairros Vila Alegre, Quinta da Lagoa, Jardim Alvorada, Vila Nova, Paranapungá, Interlagos, Jardim das Paineiras, Parque São Carlos, Vila Guanabara, Parque Osmar Dutra, Vila Haro, Santa Terezinha e Jardim Maristela.
Segundo o diretor do CCZ, Antonio Luiz Teixeira Empke a ação consiste na orientação aos moradores e na avaliação dos cães. Os animais que apresentarem os sintomas de Leishmaniose ou demais doenças transmissíveis ao homem serão imediatamente recolhidos.
Os sintomas da Leishmaniose em cão são emagrecimento, queda dos pelos, tristeza, unhas grandes, conjuntivite e feridas nas orelhas, cauda e focinho. Os cães possíveis de serem examinados serão coletados amostra de sangue, o exame realizado pelo município é inteiramente gratuito.
Em caso de animais positivos, o CCZ notificará o morador para entrega do cão, caso o morador deseje realizar a contraprova, terá o prazo de 15 dias e deverá ser feita particular. A previsão para a realização do Inquérito são os meses de julho e agosto. Todos os funcionários estão uniformizados e devidamente identificados com crachás.
Para os demais bairros, o CCZ está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para a realização de exames e atendimento de recolha. O telefone de contato é 3929-1803.
De acordo com o Coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia de Brito a equipe de profissionais do Núcleo de Educação em Saúde é responsável por todo o trabalho de orientação e sensibilização dos moradores nas áreas de transmissão intensa ou moderada.
É importante que os moradores das áreas selecionadas permita a avaliação dos animais para obtermos uma cidade livre de Leishmaniose, finalizou o diretor do CCZ.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO