O Departamento Municipal de Imunização de Três Lagoas divulgou nesta quarta-feira (06), o balanço final da Campanha de Vacinação Contra a Gripe A, encerrada na última sexta-feira (1º de julho). O município cumpriu a meta e atingiu a cobertura de 98,43% do grupo prioritário total.
Segundo a tabela divulgada, foram imunizadas 6.931 (90,25%) crianças de 6 meses a cinco anos incompletos, 3.153 (133,43%) trabalhadores de saúde, 987 (64,72%) gestantes, 181 (72,11%) puérperas e 9.970 (95,81%) dos idosos.
Tendo em vista da grande procura das doses no município, devido ao número de casos suspeitos e confirmados da doença no país, o Município recebeu no último dia 17 de junho da Secretaria do Estado de Saúde, 730 doses da última remessa de vacinas.
CASOS
De acordo com o boletim epidemiológico do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde de Três Lagoas, atualmente, consta em seu quadro 20 casos notificados, cinco confirmados, 13 negativos e dois casos aguardando resultado laboratorial.
O município registrou o terceiro óbito no último dia 03 de julho em decorrência a doença. A vítima A.D.C. tinha 48 anos, do sexo masculino e residia no Jardim Primaveril.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o homem foi internado no dia 16 de junho no Hospital CASSEMS, sendo que no dia 17 do mês passado recebeu a notificação da doença e também foi coletado material para exames, que posteriormente confirmou a doença. Embora estivesse internado, o paciente não conseguiu se recuperar com o tratamento e veio a falecer no último domingo (03).
ORIENTAÇÕES
A Saúde orienta a toda população para adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Além das medidas básicas de prevenção aos primeiros sintomas como febre alta, tosse e dificuldade respiratória, o paciente deve ser encaminhado imediatamente a uma unidade de saúde.
A equipe da Vigilância em Saúde de Três Lagoas reforça os principais cuidados para evitar a transmissão da Influenza ou H1N1 e outras doenças respiratórias:
– Lavar sempre as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Evitar locais com aglomeração de pessoas, que facilita a transmissão de doenças respiratórias;
– Cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Manter ambientes bem ventilados;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos;
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
– Utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.
Assessoria de Comunicação