A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Imunização informa que a vacina contra a gripe está disponível para toda a população interessada. A cobertura geral ficou em 69,61%, ou seja, abaixo da meta mínima de 80%.
Segundo a coordenadora da unidade, Humberta Azambuja, as vacinas disponíveis são referentes à Campanha de Vacinação que já foi encerrada, porém, pela baixa procura dos grupos prioritários sobraram nas unidades. “Abrimos a campanha no início do mês de maio, atendendo a população prioritária, mas até hoje, não atingimos a meta. Estivemos aguardando, mas as pessoas não vieram, por isso está realmente aberta para a população geral que queira em ter interesse em tomar a vacina contra a gripe para se proteger do inverno”, informou.
As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde, de preferência, no período da manhã, exceto, na unidade do Santo André. Lembrando que os interessados deverão levar a Carteira de Vacinação.
META NÃO ATINGIDA
De acordo com a coordenadora, a Saúde não atingiu nenhuma meta do grupo prioritário, em especial, as crianças que ficou na casa dos 66%. “Isso quer dizer, que os pais não levaram as crianças para se vacinar e agora que começa o frio as crianças estão desprotegidas”, lamentou Humberta.
O grupo que teve maior adesão foi dos idosos que recebeu 72%, pois a meta era de 80%. “Eu parabenizo a presença dos idosos, que foi realmente o maior grupo, foi a que mais procurou, embora não tenhamos atingido a meta 80%”, destaca.
Embora a campanha tenha encerrado oficialmente, a vacina continua disponível nas unidades para os grupos prioritários. “Quem não foi ainda dá tempo”, disse.
O objetivo era vacinar 22.030 pessoas no Município dentro do público alvo, sendo 80% do total que fazem parte do grupo prioritário na Cidade. Deste total, 15.334, ou seja, 69,61% já foram imunizadas.
De acordo com a estratégia de vacinação, das 7.557 crianças para serem vacinadas, 4.987 receberam a vacinação, sendo 66%. Das 1.463 gestantes 755 (51,61%) receberam a dose. Das 241 puérperas, 138 (57,26%) foram imunizadas. Dos 2.363 trabalhadores da Saúde, 1.939 (82,06%) receberam a dose. E dos 10.406 idosos, 7.512 (72,19%) já receberam a vacina.
Patricia Acunha – Assessoria de Comunicação