A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Coordenação do Setor de Imunização e da coordenação de cada uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), volta a convocar os pais ou responsáveis de crianças de 1 a 4 anos de idade, a levarem seus filhos para serem vacinados contra a poliomielite – paralisia infantil – e sarampo, no sábado (18), das 8h às 17h.
Esse será o “Dia D” de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Pólio e contra o Sarampo, em andamento desde o dia 6 de agosto, em todas as cidades do Brasil.
Objetivo dessa convocação é vacinar o maior número possível de crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, de até cinco anos incompletos, contra a paralisia infantil (poliomielite) e contra o sarampo, aderindo à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil e o Sarampo do Ministério da Saúde.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, em Três Lagoas, são 6.531 crianças, que precisam ser imunizadas contra o sarampo e a poliomielite. No estado de Mato Grosso do Sul, o público alvo de crianças dessa faixa etária é de 158.083.
No sábado, Dia D da Campanha, como vem sendo divulgado, as duas vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de UBS e de ESF da SMS de Três Lagoas e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8h às 17h, sem interrupções de atendimento.
POSTOS MÓVEIS
Com isso, a população de Três Lagoas, além dos 14 pontos de vacinação nas Unidades de Saúde dos bairros e no CEM, terá ainda sete postos móveis com equipes de vacina, observando o horário e local, divulgados pelo Setor de Imunização da SMS, como segue: Praça Senador Ramez Tebet, no Centro, das 7h às 11h; Quartel do Exército Brasileiro, na Avenida Capitão Olintho Mancini, das 8h às 16h; Escola Municipal São Carlos, Rua Irmãos Cameschi, número 688, Bairro São Carlos, das 8h às 16h; Condomínio Montanini, Alameda 11, número 490, em frente ao Mercado Império, das 8h às 11h; Campinho de Futebol do Jardim das Violetas, Rua Manoel Faria Duque S/N, Jardim das Violetas, das 13h às 16h; Colégio Unitrês (Objetivo), Rua Urias Ribeiro, Alto da Boa Vista, das 8h às 16h; e na Igreja Santa Luzia, Rua Angelina Tebet, número 530, Bairro Santa Luzia, das 8h às 16h.
Como vem recomendando a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja, é importante que os pais ou responsáveis, ao levarem seus filhos aos postos de vacinação, devem levar consigo o Cartão de Vacina para as devidas anotações e orientação das equipes de Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, baixas coberturas vacinais, registradas nas últimas campanhas, passam a ser “uma luz vermelha” de alerta sobre o perigo do retorno dessas doenças, que podem levar à morte ou sequelas irreversíveis na saúde e qualidade de vida das nossas crianças.
Diretoria de Comunicação