A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, comemorando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, está promovendo rodas de conversa entre as mães e gestantes, orientando-as sobre a importância vital do leite materno para a criança e também para a saúde da mãe que amamenta.
As ações dão destaque ao tema de 2018 da Semana Mundial de Aleitamento Materno, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês), que é “Aleitamento Materno: a Base da Vida”.
Segundo os criadores deste tema, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”.
Por isso, a SMS de Três Lagoas, desde sábado (4), quando foi realizada ação com esse objetivo na unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Santa Rita, programou encontros, rodinhas de conversa com as mães e gestantes, na Clínica da Mulher e outras unidades.
Segundo foi divulgado pela SMS, o cronograma dessas ações, alusivas à importância do aleitamento materno, será o seguinte: na ESF Jardim Athenas – terça-feira (14), às 7h30; ESF Jardim Maristela – quarta-feira (8), às 14h; Clínica da Mulher – quinta-feira (9), às 8h; ESF Interlagos – sábado (11), às 14h; ESF Jupiá – quinta-feira (16), às 13h; EACS Vila Alegre – terça-feira (21), às 13h; e na ESF Vila Piloto – terça-feira (28), às 9h.
No Brasil, desde 1992 é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, a partir daí, surgiram leis que incentivam a prática da amamentação, como a Lei 13.435, de 12 de abril de 2017, que instituiu o “Agosto Dourado”, mês do aleitamento materno.
Foto Ilustração
Diretoria de Comunicação