A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua intensificando as múltiplas ações de enfrentamento à dengue, especialmente no trabalho de localização, bloqueio e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
“Essas ações não podem ser interrompidas, nem mesmo reduzidas, principalmente neste período de calor e do aumento das chuvas, condições favoráveis à proliferação rápida do Aedes Aegypti”, comentou a secretária de Saúde, Eliane Brilhante.
“Graças ao trabalho intenso e continuado das nossas Equipes de Agentes de Combate às Endemias, Equipes do Bloqueio Químico (pulverização), Equipes de Educação em Saúde e das Equipes de Agentes Comunitários de Saúde, temos conseguido conter o avanço do número de casos de dengue em Três Lagoas”, anunciou Brilhante.
Em 2014, no acumulado do período de janeiro até esta terça-feira, 18 de março, “quando fechamos mais um boletim epidemiológico, constatamos que foram notificados 52 casos de dengue e apenas dois foram confirmados oficialmente como positivos”, informou a secretária de Saúde de Três Lagoas.
“Estamos conseguindo conter o avanço de casos notificados e confirmados da doença, mas essa conquista não pode justificar o relaxamento das nossas ações de enfrentamento à dengue, contando também com a participação e responsabilidade de toda a população”, frisou Brilhante.
MUTIRÕES
Para conter ainda mais o número de casos notificados da dengue, estão sendo intensificados mutirões de ações com o objetivo específico de contenção, eliminação e bloqueio dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, como explicou Eliane Brilhante.
“Esses mutirões são intensificados nos bairros, considerados mais críticos, pela constatação da existência de maior quantidade de focos do vetor da dengue”, comentou.
“Precisamos da participação e responsabilidade de cada morador para conseguirmos mais eficiência nos resultados desses mutirões que nossas equipes realizam nos bairros”, observou Eliane Brilhante.
A secretária de Saúde se referiu à participação de todos para que não joguem lixo nas vias públicas e terrenos baldios e, principalmente, “que todos os moradores cuidem da limpeza de seus quintais e residências e estejam atentos a retirar e eliminar tudo o que seja favorável ao armazenamento de água”, completou.
Infelizmente, nos mutirões realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, “ainda é comum encontrarmos pneus, garrafas pet, latas de alumínio, sacolas plásticas e outros objetos que armazenam água e são descartados de modo errôneo e irresponsável”, alertou Eliane brilhante.
BAIRROS
Os mutirões de enfrentamento à dengue continuam intensificados nos seguintes bairros: Interlagos, Santo André, Vila Piloto, JK, Vila Nova, Santa Rita, Nossa Senhora das Graças, São Carlos, Santa Luzia e Jardim Maristela.
Esses mutirões se concentram em ações de localização e eliminação dos focos, propícios à proliferação das larvas do mosquito, vetor da dengue, principalmente nos alagados, cavidades de árvores, caixas d’água e nos terrenos, quintais e interiores de residências.
Assessoria de Comunicação