A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou nesta terça-feira (04) os Boletins de Monitoramento da Dengue e da Leishmaniose, referentes às cinco primeiras semanas de 2020, fechando assim os resultados do mês de janeiro.
Como consta no Boletim de Monitoramento da Dengue, o total acumulado de casos notificados suspeitos, incluindo a 5ª Semana Epidemiológica, é de 692. Foram 78 casos notificados suspeitos na primeira semana; 105 na segunda; 87 na terceira semana; 203 casos na quarta semana; e 219 na quinta e última semana de janeiro de 2020, totalizando assim, neste primeiro mês do ano, 692 casos notificados suspeitos de Dengue. Neste mesmo período de 2019, foram notificados 1.249 casos suspeitos da doença.
Do total de janeiro de 2020, segundo consta no referido Boletim de Monitoramento, 160 foram confirmados como casos positivos e 78 já descartados como negativos, segundo o resultado de exames laboratoriais ou clínicos.
LEISHMANIOSE
Este ano começou com a notificação de mais um caso positivo de Leishmaniose, na segunda semana epidemiológica de 2020. Trata-se de uma mulher de 32 anos de idade, residente no Bairro Colinos. O início dos sintomas foi em 20 de outubro de 2019, porém somente em janeiro deste ano que foi diagnosticada com Leishmaniose. A paciente já recebeu alta do tratamento hospitalar.
Como consta no mais recente Boletim Epidemiológico de Monitoramento da Leishmaniose, em janeiro de 2020, Três Lagoas possui registro de 04 casos notificados suspeitos, um caso positivo e três já descartados como negativos.