A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria da Saúde, através do Setor de Imunização divulgou nesta sexta-feira (11) o resultado da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com a tabela de cobertura vacinal, das 7.558 crianças de 0 a 5 anos foram imunizadas 6.824, ou seja, 90,29%. Com isso, o município não atingiu a meta mínima que era de 95%.
A equipe recolheu ao longo desta semana outros números de imunizações realizadas nas unidades de Saúde nos bairros.
Segundo a coordenadora do setor, Humberta Azambuja, um dos fatores que pode ter ocasionado do município não ter atingido a meta mínima foi em decorrência ao período limitado da Campanha de Vacinação. “Nos anos anteriores os prazos eram sempre prolongados quando havia o caso de não atingir a meta no tempo determinado. Neste ano, a orientação do Ministério da Saúde foi encerrar a campanha independente do prazo”, esclareceu.
Além disso, a coordenadora informou que o número abaixo da meta também foi registrado a nível estadual e nacional.
CAMPANHA
A Campanha de Vacinação, do Ministério da Saúde, em parceria com Estados e Municípios teve início na primeira quinzena deste mês, sendo que para atingir a meta, o setor responsável realizou primeiramente a vacinação nos Centros Educacionais Infantis, antes mesmo do dia D que foi 15 de agosto.
O objetivo da campanha, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, é manter o país livre da pólio, uma vez que o último caso da doença foi registrado em 1989.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.
Patricia Acunha | Assessoria de Comunicação