A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe do Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou nesta terça-feira (20) os Boletins de Monitoramento da Dengue, Leishmaniose e Gripe Influenza A, referentes à 33ª semana epidemiológica de 2019.
Como consta no Boletim da Dengue, a SMS de Três Lagoas registrou o acumulado de 5.268 casos notificados suspeitos, ou seja, houve aumento de 31 novos casos notificados suspeitos. Desse total acumulado do ano, 3.441 já foram confirmados como casos positivos e 1.761 obtiveram resultado negativo. O restante, ou seja, 66 casos ainda aguardam resultados dos exames laboratoriais.
Esse total é resultado da soma dos casos notificados suspeitos em janeiro (1.249), fevereiro (793), março (1.067), abril (977), maio (620), junho (340), julho (155) e parcial de agosto (66).
LEISHMANIOSE
Na 33ª Semana Epidemiológica, como vem ocorrendo nas últimas três semanas consecutivas, não houve registro de novos casos de Leishmaniose em Três Lagoas.
Como consta no referido boletim de monitoramento semanal da Vigilância Epidemiológica, Três Lagoas registrou 134 casos notificados suspeitos de Leishmaniose em 2019, sendo cinco casos positivos e 129 descartados.
GRIPE INFLUENZA
Quanto ao monitoramento semanal da Gripe Influenza A, desde julho não foram registrados novos casos positivos. Nesse mês, foram notificados nove casos, mas todos eles foram descartados. O mesmo aconteceu em agosto, quando foram notificados, até agora, quatro casos suspeitos da doença, mas todos eles foram descartados como negativos.
No acumulado de 2019, a SMS de Três Lagoas, por meio da Vigilância Epidemiológica, notificou 109 casos suspeitos. Desse total, 30 casos foram diagnosticados como positivos, 79 negativos e um caso ainda aguarda resultado de exames de laboratório. No total de 30 casos confirmados positivos, seis pessoas faleceram.