A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe do Setor de Vigilância Epidemiológica da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, divulgou nesta terça-feira (06) o Boletim de Monitoramento da Dengue e o da Leishmaniose, referentes à 31ª semana epidemiológica de 2019.
Como consta no Boletim da Dengue, a SMS de Três Lagoas registrou o acumulado de 5.211 casos notificados suspeitos, representando o surgimento de 22 novos casos suspeitos da doença, em relação à 30ª semana epidemiológica.
Esse total é resultado da soma dos casos notificados suspeitos em janeiro (1.249), fevereiro (793), março (1.067), abril (977), maio (620), junho (340) e julho já fechado (165).
Ainda desse total acumulado de casos notificados suspeitos, 3.390 obtiveram resultado positivo por exames laboratoriais e clínicos, 1.701 foram descartados como sendo casos negativos e 120 dos casos notificados suspeitos ainda aguardam conclusão dos exames.
LEISHMANIOSE
Na 31ª Semana Epidemiológica em que se comemora o Dia Nacional de Combate à Leishmaniose, dia 10, não houve registro de novos casos em Três Lagoas.
Segundo foi divulgado no referido boletim de monitoramento semanal, são 134 casos notificados suspeitos de Leishmaniose em 2019, sendo cinco casos positivos e 129 descartados.
No decorrer desta semana, os variados setores da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento da SMS de Três Lagoas estão realizando ações de mobilização contra a Leishmaniose em Escolas e Centros de Educação Infantil – CEIs.
Na sexta-feira (09), das 13h30 às 17h, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Leishmaniose, instituído pelo Ministério da Saúde, as equipes da Vigilância em Saúde e Saneamento em conjunto com o Núcleo Regional de Saúde do Governo do Estado, estarão no pátio de estacionamento do Supermercado Atacadão.