A Secretaria Municipal de Saúde divulga o balanço de ações do Outubro Rosa 2016. A iniciativa visa alertar sobre a importância da prevenção e o combate do câncer de mama e colo do útero.
Segundo os organizadores, no mês de outubro, foram agendadas 275 mamografias e realizadas 704 coletas de preventivo e exames clínicos de mama, além de palestras e orientações individuais. “Parabenizamos todas as equipes de saúde que se empenharam na mobilização e sensibilização da população durante a campanha”, disse a secretária da pasta, Eliane Brilhante.
OUTUBRO ROSA
Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas e informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.
Assessoria de Comunicação