Atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, através da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores (CCV), desde terça-feira (21), vem realizando curso de capacitação de manejo, reparos e conservação de bombas de borrifação química.
A capacitação, ministrada pelo técnico de manutenção do Ministério da Saúde, lotado na CCV, em Campo Grande, Nilson Brites Martins, está ocorrendo nas dependências do Núcleo Técnico Regional de Saúde, na Rua Generoso Siqueira, ao lado da Escola da APAE de Três Lagoas.
Junto com servidores lotados no Núcleo Técnico Regional de Saúde, entre eles, Adilson Francisco Caetano, participam desta capacitação, que se estende até sexta-feira (24), servidores municipais que trabalham no Controle de Endemias.
“São Agentes de Endemias que trabalham no controle da Dengue e da Leishmaniose, principalmente, nas ações de manejo e em que é necessária a intervenção do bloqueio químico, através da borrifação”, explicou o coordenador do Setor de Promoção da Saúde, Waldir José de Souza.
“Estamos desmontando uma UBV leve costal para aprendermos a verificar a avaria e o necessário reparo para manutenção”, mostrou Brites.
UBV leve costal é a denominação da bomba Ultra Baixo Volume que pode ser usada nas costas e manejada manualmente. No caso da UBV Pesada, ela é veicular e instalada na carroceria de um veículo automotor, com o objetivo de atingir áreas maiores e específicas para o bloqueio químico.
Diretoria de Comunicação