O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas foi inserido na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RPCD), por meio da Portaria nº 3.165, de 03 de dezembro de 2019 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União (DOU), na edição desta quarta-feira (04).
Com esta adesão à RPCD, a Saúde Bucal de Três Lagoas, por meio do CEO, passa oficialmente a ser referência no atendimento à saúde bucal de pacientes com todo “tipo de deficiência e que exijam cuidados especiais”, como explicou a coordenadora de Saúde Bucal, dentista Acácia Gimenez Barreto.
Para tanto, a SMS conta com dentista concursado “com essa especialidade e com carga horária semanal de 40 horas para atendimento desses pacientes, no período da manhã e no período da tarde”, informou a dentista Acácia.
“Não são pacientes só com necessidades especiais por deficiências físicas, mentais ou neurológicos, mas todos os pacientes que exijam atenção especial, como diabéticos, portadores de IST-Aids, hipertensos, cardiopatas e outros”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal.
Na prática, como ressaltou a dentista Acácia, esse tipo de atendimento já existia no CEO. “O que tivemos agora foi o credenciamento e inserção na RPCD do Ministério da Saúde”, informou.
Pacientes com estas características de necessidade de atendimento especial devem procurar a Unidade de Atenção Primária, mais próxima de sua casa para atendimento odontológico. “Cabe ao dentista dessa Unidade de Saúde o encaminhamento do paciente para atendimento no CEO, quando se faz necessário”, orientou a dentista Acácia.
Além de Três Lagoas, a equipe do CEO, coordenada pela Técnica em Saúde Bucal, Eliany Maia Dias, por ser uma unidade de referência de Saúde Bucal, atende também a pacientes dos municípios da microrregião, ou seja, de Água Clara, Inocência, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Bataguassu e Selvíria.