A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre o perigo das caixas d’água, destampadas ou com brechas em suas tampas, principalmente, nesta época do ano, em que predominam as altas temperaturas e aumenta o período das chuvas.
Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de equipes de Agentes de Combate às Endemias e do setor de Bloqueio Químico, vem intensificando as ações de enfrentamento à Dengue, localizando e eliminando os focos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, em todas as situações possíveis, incluindo os reservatórios domésticos de água, no caso as caixas d’água nas residências.
Graças à intensificação dessas ações, os Agentes de Combate a Endemias, nas visitas periódicas que fazem às residências dos respectivos setores, fiscalizam a situação em que se encontram as caixas d’agua, “para que o morador tome as providências devidas para a eliminação deste perigoso e favorável foco criadouro de larvas do mosquito transmissor da Dengue”, alertou o coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizete da Silva.
“O maior perigo está nas caixas d’água destampadas e naquelas que apresentam rachaduras e brechas nas tampas já danificadas. Para isso, é necessário que o morador providencie uma tampa nova ou solicite uma capa de nylon específica para essa finalidade”, explicou Benício.
PROVIDÊNCIAS
“Constatada a situação de conservação das caixas d’água, sem tampa, com brechas e sujas, é importante que se tomem providências imediatas para conter o avanço da proliferação do mosquito vetor da Dengue”, como informou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito.
Após verificar a existência de larvas do vetor da Dengue, o Agente de Combate a Endemias solicita do morador que se faça de imediato a manutenção e limpeza do reservatório de água.
Feito isso, é feito o bloqueio químico por meio de larvicida, usado pela Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento à Dengue, como explicou o supervisor do Setor de Bloqueio Químico, Edmilson Matias.
Ele informou que, ao final de tudo, se a caixa d’água não tiver mais tampa, a equipe do Setor de Endemias providencia uma capa de nylon, apropriada para evitar a entrada de mosquitos e a proliferação de larvas no reservatório doméstico de água.
O próprio morador, orientado pelo Agente de Combate a Endemias, pode solicitar da Secretaria Municipal de Saúde, no Setor de Controle de Endemias (telefone 3929-1036) a capa de nylon para a sua caixa d’água, no caso de não ter condições de troca da tampa.
Assessoria de Comunicação