Os números da Estatística Geral de 2012 mostram a intensa mobilização diária das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, nos mais variados procedimentos, que vão desde a informação e orientação até às saídas das ambulâncias de Unidade de Saúde Avançada (USA) e as de Unidade de Saúde Básica (USB) para atendimento aos mais variados tipos de acidentes com vítimas.
Infelizmente, persiste ainda o alto número de trotes que chegam ao Samu pelo telefone de emergência 192. Do total geral de chamadas recebidas, ou seja, 17.193, no período de janeiro a dezembro de 2012, foram constatados 5.198 como trotes.
Graças à capacitação das equipes de regulação, para identificar se é ou não trote, desse total, apenas 27 deles foram consumados, chegando a mobilizar, em vão, ambulâncias e equipes de atendimento e socorro, como explicou o coordenador geral do Samu, Daniel Mendes da Silva.
“No decorrer do ano, os persistentes trotes chegam a estressar a equipe de plantão. Tem gente que chega a ligar por mais de 50 vezes e teve um caso que, com a ajuda da Polícia Militar, conseguimos localizar e identificar o autor, preso em flagrante em um orelhão, já que o trote é crime”, comentou Daniel.
Quando se trata de criança e adolescente, se o trote persiste, “ligamos para os pais ou responsáveis e orientamos quanto à responsabilidade negativa do trote e suas consequências”, completou.
PESSOAL
O Samu de Três Lagoas envolve ações específicas a cada função de um pessoal formado por 18 médicos, 12 condutores, 6 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros, 7 rádio operadores para contato com a equipe e 8 técnicos de regulação, que atendem às ligações telefônicas, anotam endereço, nome das pessoas, telefone e demais informações básicas para mobilização da equipe e procedimentos iniciais, incluindo o procedimento do médico regulador. É o médico regulador que dá orientações básicas e iniciais, tanto às vítimas ou pessoal do local da ocorrência como à equipe, enquanto se prepara e desloca para o atendimento.
“Todo esse pessoal, dividido em equipes, trabalha em regime de plantão de 12 horas, por 36 horas de descanso”, informou o coordenador geral do Samu.
Por plantão, o Samu conta com 2 médicos, 3 condutores, 2 técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, 2 rádio operadores e 2 técnicos de regulação.
“Tudo isso no esquema da dinâmica de procedimentos padrão, para melhor e mais rápido atendermos à nossa população”, comentou Daniel.
Para tanto, “temos periódicos cursos de capacitação de atendimento, regulação e atualização e reciclagem de procedimentos”, completou.
ESTATÍSITCA 2012
Conforme os dados da Estatística Geral de 2012, do total geral de chamadas (17.193) pelo telefone 192, na maioria delas (5.444) houve necessidade da saída da USB e 1.293 saídas da USA.
Do total de 6.175 atendimentos de socorro, maioria deles (2.337) foi relacionada a procedimentos de casos clínicos.
Em segundo lugar, foi atendimento e socorro a vítimas de acidentes de trânsito (1.064) e também a acidentes provocados por embriaguez (52) ao volante. Os casos de pedido de socorro e atendimento de vítimas por uso abusivo de álcool também chegou a 149. E no socorro a vitimas e envolvidos em agressões, de modo geral, chegou a 140 no total de 2012.
As ocorrências, relacionadas à mulher gestante, parturiente e outras situações, ou seja, ocorrências de ginecologia e obstetrícia totalizaram 474 atendimentos.
Entre os múltiplos tipos de atendimento, chama também a atenção o número de vítimas que sofreram acidentes de queda de altura (270) em construções, escadas, muros, árvores.
Além das equipes de profissionais da Saúde, equipamentos essenciais e básicos de socorro e atendimento, o Samu possui três ambulâncias em serviço e uma de reserva.
Na ambulância tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), trabalha um médico, um enfermeiro e um condutor. Na Unidade de Suporte Básico (USB), a equipe de atendimento é formada pelo condutor e um técnico de enfermagem.
Assessoria de Comunicação