Nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu mais uma reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti. O encontro aconteceu na sede dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM) e contou com a participação de representantes de diversas entidades, órgãos, empresas e sociedade civil.
O evento teve como foco principal a intensificação das estratégias de combate às arboviroses, com destaque para a programação da Semana de Combate às Arboviroses, que será realizada de 9 a 13 de dezembro.
Além de apresentar as ações e dados do panorama da dengue no município, o coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira, sugeriu que cada instituição participante do Comitê ou outros setores interessados, enviem seus cronogramas de ações relacionadas ao combate às arboviroses para o e-mail endemias@treslagoas.ms.gov.br.
“É importante reforçar o alinhamento das iniciativas entre toda a sociedade e setores para vencermos a guerra contra o mosquito”, disse o coordenador.
Presidente do Comitê, Georgia Medeiros, apresentou as principais ações realizadas pelo setor de Entomologia da SMS, que incluem: análise de larvas, pupas e ovos de culicídeos; monitoramento de armadilhas como larvitrampas e ovitrampas; atividades educativas nas escolas municipais, com entrega de coleções entomológicas e malacológicas para reforçar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
A educação tem sido uma grande aliada no combate as arboviroses, o setor de Promoção da Saúde, também da Rede Municipal de Saúde, realiza constantemente diversas ações nas escolas e centros de educação infantil da cidade, com palestras e atividades lúdicas com orientação sobre o descarte correto de resíduos para evitar criadouros do mosquito.
O próximo encontro do Comitê será em janeiro, na última semana do mês. A Prefeitura de Três Lagoas convida toda a sociedade a se engajar nas atividades da Semana de Combate, reforçando a responsabilidade coletiva no enfrentamento às arboviroses.
SERVIÇO
Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Endemias e Entomologia da SMS, através do telefone 55 67 8139-3193.