Dando continuidade ao trabalho de prevenção ao Coronavírus em Três Lagoas, mais uma reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), pelo Comitê de Enfrentamento ao CODIV-19 e o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro. Representantes da Segurança Pública de Três Lagoas compareceram para discutir as ações atuais e futuras para auxiliar o governo e a população, caso seja necessário.
O presidente da Comissão e secretário Geral, Cassiano Rojas Maia, atualizou os representantes quanto as ações já realizadas pelo Comitê desde a sua criação, incluindo 3 decretos.
O primeiro abordou conscientizar a população quanto à aglomeração de pessoas em igrejas, cultos, cursos, eventos e festas particulares. O segundo visou suspender as aulas de crianças com o apoio do Governo Federal e Estadual tendo em vista que as crianças são assintomáticas ao vírus. O terceiro decreto orientou a sociedade civil organizada quanto a tirar do mercado e dos centros comerciais os grupos de risco que poderiam sofrer mais com uma possível contaminação ou dissipação do vírus.
“Hoje convidamos os senhores aqui presentes para explicar as nossas ações e pedir o apoio e atuação caso necessitemos. Estamos trabalhando a prevenção, mas já pensando a longo prazo na evolução que pode acontecer e qual a melhor maneira de mantermos a ordem pública”, disse Cassiano.
O prefeito, seu vice Paulo Salomão, e secretários presentes, entre eles: José Moraes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Angelina Zuque, da Secretaria Municipal de Saúde; Vera Helena, da Assistência Social e demais autoridades escutaram os pedidos dos representantes e o apoio que todos se dispuseram a dar caso seja necessário.
O prefeito Angelo Guerreiro agradeceu a presença e apoio de todos os presentes e relembrou que as ações são de prevenção, mas que é preciso planejar e se preparar para o futuro. “Estamos fazendo o que cabe a nós, como líderes e autoridades fazermos neste momento. Estamos cuidando da população e pedindo para a mesma nos ajudar fazendo a sua parte”, disse.
No pronunciamento por meio das redes sociais, a secretária de Saúde, Angelina reforçou a não disseminação e compartilhamento de Fake News dizendo que “nós não temos o interesse de esconder nada da população. Cuidado com a disseminação de notícias falsas que só prejudicam o trabalho sério que estamos fazendo”.
O secretário geral, Cassiano, pediu à população para evitar ir com idosos e crianças ao supermercado e comparecer às Unidades de Saúde para não superlotá-las indevidamente. “Os exames de Coronavírus só são realizados por meio de um protocolo. Não compareçam as Unidades se não estiverem com sintomas específicos como febre alta, tosse e falta de ar. Caso contrário, fique em casa para se protegerem”, disse.
Angelo Guerreiro solicitou a população que caso a mesma se sinta lesada ou prejudicada por preços abusivos de produtos de prevenção ao Coronavírus denunciar ao Procon. “Não podemos deixar que oportunistas se aproveitem de um momento tão sério como este. Denuncie imediatamente que o órgão tomará as medidas necessárias”, finalizou.
AUTORIDADES
Entre as autoridades presentes na reunião estava o delegado titular do Setor de Investigações Gerais, Ailton de Freitas, da Polícia Civil; tenente-coronel Bombeiro Militar, Leandro Mota de Arruda; supervisor José Ferreira Torres, da Polícia Rodoviária Federal; subtenente Frankito Amorim Fialho, da Polícia Militar Rodoviária; tenente-coronel Alexandre Duarte de Paiva, do Exército e 3ª BiaAAA e; tenente-coronel Gil Alexandre da Rocha e o tenente Gabriel Gomes da Rocha, do 2º Batalhão da Polícia Militar.