A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos serviços do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS e a equipe da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente continua com as ações referentes ao Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Nesta quinta-feira (16) foram realizadas panfletagens educativas nos Postos de Saúde dos Bairros Paranapungá e Jardim Maristela e no Pronto Atendimento. O objetivo da ação é conscientizar a população a cerca do tema abordado.
As pessoas atendidas nesses locais também receberam informações sobre o que é abuso sexual, suas formas, tipos de violência contra criança e adolescente, como identificar os abusos, suas consequências, além da orientação sobre como proceder a denúncia.
Segundo a coordenadora do CREAS, Vera Lúcia Rodrigues Renó, de maneira geral as abordagens da manhã dessa quinta-feira foram positivas. “De acordo com as equipes que participaram das ações, as pessoas receberam bem as informações, foram muito receptivas e até se sensibilizaram com a causa”, explicou Vera.
Após suspeita ou confirmação do abuso sexual, deve-se entrar em contato com o Conselho Tutelar pelo telefone 3929-1812, Disk 100 ou com o CREAS pelo número 3929-1811. A pessoa que fez a denúncia não precisa se identificar e o sigilo é garantido.
Dia 17 de Maio
Panfletagem Preventiva/Educativa
Horário: 19h
Local: Postos de Combustível São Luiz, São Paulo, Pioneiro, Lagoão e Real
Objetivo: Levar a informação aos profissionais do transporte sobre a violência e o abuso das crianças e adolescentes e informar que o município possui uma rede de proteção atuante na defesa dos seus direitos.
Dia 18 de Maio
Panfletagem Educativa/Preventiva
Horário: 7h30
Local: Praça Senador Ramez Tebet e Feira Livre
Objetivo: Conscientizar a população local sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Assessoria de Comunicação