O Governador André Puccinelli inaugurou, nesta sexta-feira (30) a primeira obra de seu governo em Três Lagoas. Acompanhado da prefeita Simone Tebet, ele inaugurou o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT).
Participaram da solenidade o senador Valter Pereira (PMDB), o deputado federal Valdemir Moka (PMDB), o deputado estadual Akira Otsubo (PMDB), senadora Marisa Serrano (PSDB), o deputado estadual Youssif Domingos (PMDB), a secretária de Assistência Social, Tânia Garibi, os vereadores de Três Lagoas, além de autoridades e convidados.
O CIAT é um órgão que tem como objetivo a qualificação profissional dos trabalhadores, auxílio ao seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, apoio ao empreendedor, entre outros.
Esse novo modelo de atendimento vai unificar e integrar as ações da política de emprego em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O trabalhador vai poder encontrar num único espaço, além das ofertas do mercado de trabalho, a possibilidade de ingressar neste mercado.
Para a prefeita Simone Tebet, a primeira obra que o governador inaugura não é faraônica ou custou milhões, mas tem uma importância muito grande para a cidade.
Devido ao grande número de pessoas chegando na cidade em busca de emprego, se faz necessário ter um centro digno de atendimento ao trabalhador. Quem olha por fora pode imaginar que obra que o governo veio inaugurar na cidade, pode parecer pequena, mas lá dentro tem uma importância muito grande, disse.
Segundo a prefeita, o município quadruplicou o número de pessoas empregadas, tendo um saldo melhor do que outros municípios, inclusive de Campo Grande.
Três Lagoas só perdeu para Campo Grande por 55 contratações nesta ano de 2007. No saldo de contratações, entre positivo e negativo, foram beneficiadas em Três Lagoas 1500 famílias, que tiveram algum membro encaixado no mercado de trabalho. O número de contratos formais de trabalho firmados no estado em 2007 cresceu 5,7%. Em Três Lagoas, esse número chegou a 10,5%, disse orgulhosa a prefeita.
Em seu discurso, o governador André Puccinelli afirmou que esse resultado positivo, no saldo de emprego, se deve à parceria com o município.
Três Lagoas vive um momento ímpar e nada mais justo que o governo ajudar esta cidade dando emprego e devolvendo a dignidade aos trabalhadores, explicou.
De acordo com o presidente da Funtrab/MS, Cícero Hávila, em Três Lagoas, o número de vagas no mercado de trabalho em 2006 foi de 771. Em 2007 esse número subiu para 3126 vagas. O número de trabalhadores atendidos subiu de 19.790 em 2006 para 33.827 em 2007. Em 2006, os convocados para assumir uma vaga no mercado foram 581, contra 8.179 em 2007. Um acréscimo de 1400%.
Os senadores Valter Pereira, Marisa Serrano e o deputado estadual Akira Otsubo enalteceram o trabalho que está sendo prestado pelo Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador, em prol da população de Três Lagoas.
O CIAT conta com 18 funcionários e terá capacidade para atender 200 trabalhadores por dia.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO