A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Agronegócios, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu reuniões, na semana passada, com grupos de pequenos produtores rurais do Pontal do Faia (Assentamento) e comunidade do Distrito de Arapuá, para exposição do projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), a exemplo do que já foi implantado no Cinturão Verde, na administração passada da prefeita Marcia Moura (PMDB).
Duas reuniões já foram realizadas, uma com a participação de 15 pequenos produtores do Pontal do Faia e a outra com 20 pessoas da comunidade do Distrito de Arapuá. No próximo dia 25 (segunda-feira), um técnico do escritório regional do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso do Sul estará iniciando o processo seletivo, que irá definir os 25 produtores rurais, aptos a aderir ao PAIS, nas pequenas propriedades do Pontal do Faia e em Arapuá.
O projeto é uma parceria da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sebrae, Fundação Banco do Brasil e Eldorado Brasil (indústria de celulose).
Nessas duas reuniões, “os pequenos produtores rurais tiveram oportunidade de conhecer o PAIS, como adquirir e montar o kit e quais as obrigações que cabem a cada um e aos parceiros participantes”, explicou o veterinário do Departamento de Agronegócios, Renato Carrato.
“Além da capacitação, a principal obrigação é trabalhar e produzir, já que pode contar com financiamento, parcerias de capacitação e na assistência e auxílio no escoamento e venda da produção, durante a vigência do contrato de cinco anos”, comentou Renato.
Para o diretor do Departamento de Agronegócios, Luciano Dutra, “esta é uma excelente oportunidade que é oferecida ao nosso pequeno produtor rural, para a melhoria da qualidade dos produtos e aumento da geração de renda”, disse.
“Uma das metas de governo da nossa prefeita Marcia Moura é estar ao lado das nossas famílias que residem no campo, proporcionando melhores condições para que sintam dignidade, a alegria de viver e trabalhar na zona rural”, ressaltou Luciano Dutra.
“Para tanto, com o incentivo e apoio do nosso secretário de Meio Ambiente, Milton Gomes Silveira, toda a nossa equipe estará acompanhando de perto a implantação e o trabalho dos nossos produtores rurais, para melhor aproveitamento do PAIS”, completou.
PROJETO PAIS
O PAIS é um Projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável, que resulta na produção de hortaliças, frutas e plantas medicinais e fitoterápicas (usadas pelos laboratórios para produção de remédios).
Como consta no folder do Sebrae, o PAIS é “uma tecnologia social que trata de uma nova alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar”.
Ainda segundo o Sebrae, “é agroecológico porque protege, conserva e respeita o meio ambiente, dispensando o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos, produtos químicos, queimadas e desmatamentos”.
Nos últimos anos, “vem aumentando o interesse e procura por produtos naturais orgânicos, porque está provado que são mais saudáveis e também saborosos”, completou Luciano Dutra.
Assessoria de Comunicação