‘O Departamento de Cultura prepara para o próximo mês o 6º Encontro Intermunicipal de Folia de Reis, marcado para o dia 07 de agosto, durante a 25ª edição da Festa do Folclore de Três Lagoas. O Encontro das companhias de foliões contará com o tradicional Desfile de Carroças.
Além das seis companhias do município, também foram convidadas folias de Andradina, Aparecida do Taboado, Cassilândia e Paranaíba para participar do 6º Encontro Intermunicipal de Folia de Reis. O objetivo do evento, de acordo com a assessora de Cultura, Cidinha Mariano, é o de fortalecer este movimento popular bem como proporcionar o resgate da cultura popular dentro do município.
O Encontro Intermunicipal faz parte do Projeto Folia de Reis em Ação, iniciado este ano pelo Departamento de Cultura, com o intuito de elevar a autoestima dos integrantes bem como mostrar o valor cultural das folias à população. O grande ápice do nosso projeto são as visitas na época de Natal, quando as Folias de Reis entram nas casas e tocam seus repertórios de louvor como parte da tradição desta manifestação folclórica. A intenção é dar continuidade à tradição e fortalecer as folias, explicou Cidinha.
Para preparar o 6º Encontro Intermunicipal e as visitas às casas durante a época de Natal, as seis Folias de Reis de Três Lagoas se reúnem periodicamente com o Departamento de Cultura e membros da Igreja Católica, maestro e assistentes sociais para discutir as questões relacionadas ao movimento. Conforme Cidinha Mariano, as folias serão cadastradas e receberão crachás de identificação para as apresentações.
Ensaio
No próximo dia 25 de julho haverá o grande ensaio com os foliões de Três Lagoas já com os novos instrumentos e uniformes entregues pela Administração Municipal. O ensaio está marcado para às 14h no Centro Cultural Irene Marques Alexandria.
Folia de Reis
Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três ”Reis Magos”, denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos ”Santos Reis” e ao nascimento de Cristo
essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de uma tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espí