A realização do projeto Preservando a Vida foi a principal atividade desenvolvida pelo Programa de Aceleração de Aprendizagem (PAA) da escola municipal Joaquim Marques de Souza.
O projeto foi desenvolvido por ocasião da Semana do Meio Ambiente, através da produção de textos, gráficos, coral, cartazes alusivos e teatro, entre outras atividades. Além dos alunos, toda comunidade escolar esteve envolvida nas atividades.
Para Maria Helena Ferreira, coordenadora de 5ª a 8ª séries e do PAA da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), os trabalhos servem como exemplo de dedicação e perseverança, além de estimular a produção de outros projetos, principalmente levando-se em consideração o fato de que a maioria dos alunos trabalha o dia todo e, mesmo assim, encontra disposição para freqüentar a escola. A faixa-etária dos alunos vai dos 15 aos 60 anos.
Criados pelos próprios alunos, os trabalhos foram muito bem feitos, pois eles conseguiram transferir para o cartaz a importância de preservarmos a natureza, independentemente da nossa idade, expôs.
A professora de Ciências Maria Luzia Dias Delite também considerou satisfatório o resultado do projeto, pois conseguimos colocar na cabeça dos alunos a importância de cuidarmos da natureza, para que o nosso planeta seja preservado, disse.
Tendo em vista que no segundo semestre o projeto terá seqüência com a realização da segunda etapa, a idéia de Maria Helena é realizar no final do ano uma grande exposição com os trabalhos desenvolvidos por todos os PAA´s da Rede Municipal de Ensino. Além da Joaquim Marques, o projeto, que corresponde ao antigo EJA, é desenvolvido nas escolas do Parque São Carlos e General Nelson Custódio.
Walma Regina Abdala é a diretora da escola Joaquim Marques e Rosenice de Lima Marcelo, diretora-adjunta.
Assessoria de Comunicação