
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (REME) e de Brasilândia estão tendo a oportunidade de conhecer a história e rotina um do outro através de cartas. A empresa Fibria em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas desenvolve o Programa Asas do Saber, que trabalha com gênero textual de cartas, visando despertar o interesse dos estudantes pela leitura, o desenvolvimento da escrita e da conscientização socioambiental.
O Programa Asas do Saber é desenvolvido pela área de Meio Ambiente Florestal da Fibria. O programa que iniciou no mês de abril, atua com alunos dos 5º anos de realidades diferentes, a urbana e rural. Com duração de seis meses, os alunos das trocarão cartas contendo assuntos de seu dia-a-dia e questões ambientais abordadas em encontros, projetos da escola e leituras de informativos socioambientais.
Em Três Lagoas o programa é desenvolvido na Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho, com a coordenação da professora, Geni Rosa. A professora explica que o Asas do Saber proporciona a formação intelectual e da identidade sociocultural dos educandos. “A finalidade de se trabalhar com o gênero carta em primeira pessoa, ancorados no projeto Asas do Saber, é proporcionar ao educando um maior envolvimento com condições reais de produção, uma vez que se considerou o tema, o estilo, a estrutura composicional da carta e o interlocutor , ou seja, o receptor. Além disso, ao nosso ver, o acerto do projeto “Asas do Saber” é em estabelecer as relações de contato entre alunos de diversas realidades, já que entendemos este ato, de fato, propiciar o desenvolvimento e ampliação da escrita e da leitura de forma a colaborar na formação da identidade sociocultural, além de propiciar a flexibilização e de favorecer o letramento dos pares envolvidos”, explicou a professora.
O programa também teve boa aceitação por parte dos alunos. O estudante Victor Machado do Prado Alves, do 5º ano A, diz que o aprendizado adquirido durante o programa irá ajudá-lo também fora da escola. “Ajuda a melhorar a leitura, escrita e a aprender como escrever uma carta. São coisas que vou precisar durante toda minha vida, não apenas na escola”.
Já aluna Lorrayne Fonseca Bilibio, também do 5º ano A, revela que através do Asas do Saber vai ter a oportunidade de conhecer outros estudantes e suas realidades. “O projeto é interessante, porque é bom conhecer a realidade de estudantes que moram em outras localidades, para conhecer e ampliar nosso conhecimento. É sempre bom aproveitar oportunidade de conhecer pessoas”.
Em Brasilândia o programa é desenvolvido Escola Municipal Raimundo Pedro de Souza, com as professoras Cristina Maia Prado e Vania Leal. Ao todo, o programa beneficia 50 alunos.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca