‘O Departamento de Cultura do Município implantou há dois anos o Projeto Bandinha Rítmica nos 12 Centros de Educação Infantis (CEIs). Atualmente, são 500 crianças participando das atividades que desenvolvem a coordenação motora, o ritmo, a audição, a percepção, a socialização e a criatividade.
A professora e musicista do Projeto, Rute Ardigó, disse que além dos kits pedagógicos que contem jogos educativos, livros e apostilas, as crianças de 4 a 5 anos que participam da Bandinha Rítmica também trabalham com sucata na oficina de construção de instrumento.
As atividades são realizadas aos poucos, para que a criança conheçam cada instrumentos e suas possibilidades. Para que o aluno desenvolva o autodomino, explicou Rute.
A diretora do CEI Nilza Tebet, no Bairro Vila Nova, apoia as aulas que são semanais: O Projeto desenvolve a criatividade dos nossos 28 alunos desta faixa etária, disse Rosita Alves Rodrigues.
A pequena Virginia Paula Marcelo de Freitas, de 5 anos, tinha grandes dificuldades nas pronuncias das palavras e conseguintemente na comunicação com os colegas. Com um ano participando do Projeto ela conseguiu contar claramente o que mudou: Gosto de todas as aulas, e gosto de cantar o Sapinho Amarelinho, falou fluente a esperta Virginia, que superou as expectativas ao ser questionada sobre qual instrumento prefere: Eu gosto de tocar o agogô. É o mais legal de todos.
‘
Assessoria de Comunicação