A equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Três Lagoas foi destaque na reunião da Macro Região Centro-Oeste de DST/Aids/HV, realizada em Corumbá, no período de 23 a 26 de novembro.
No relato e apresentação de experiências bem sucedidas, a equipe de Três Lagoas, sob a coordenação de Susie Donero e Isabel Cristina, receberam elogios dos organizadores do evento e as ações desenvolvidas em Três Lagoas foram sugeridas como modelo a ser apresentado em Congresso Brasileiro de DST/Aids/HV, a ser realizado na cidade de São Paulo (SP), em 2012.
Chamou à atenção o fato que, em Três Lagoas, além de todas as ações preventivas, educativas e distribuição de preservativos, a equipe do Programa Municipal também não se limita à coleta de sangue para exames e tratamento ambulatorial.
O que realmente mereceu destaque e proposto como exemplo para todo o País é que o Programa Municipal DST/Aids realiza, de maneira ordenada, programada e periódica, múltiplas ações de acompanhamento dos pacientes e de suas famílias.
Não é apenas assistência social, suprindo as necessidades básicas do paciente e de sua família, mas se procura acompanhamento também através de ações de convívio, capacitação profissional e lazer, resumiu Isabel Cristina. Ela é coordenadora do Programa, no setor de Serviço Ambulatorial Especializado (SAE). O Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA) é coordenado por Susie.
Na reunião, promovida pelo Ministério da Saúde, através dos Programas Estaduais de DST/Aids/HV, participaram equipes dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O sucesso e elogios ao trabalho que realizamos em Três Lagoas se deve ao apoio da prefeita Márcia Moura, da secretária Eliane Brilhante (Saúde) e da secretária Lúcia Firmino (Assistência Social, Cidadania e Trabalho), através das equipes dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), reconheceu Izabel Cristina.
Assessoria de Comunicação