A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/AIDS presta o serviço de Centro de Testagem Aconselhamento (CTA), que desenvolve o trabalho de prevenção e orientação com intuito de alertar à população as doenças sexualmente transmissíveis e o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE), que acolhe as pessoas com soro positivo do HIV ou portadora de alguma DST.
No CTA, além da distribuição de preservativos e palestras à população, é oferecido o serviço de teste rápido ou exames para detectar o vírus do HIV, Sífilis ou hepatite B e C. Os testes são de livre demanda, ou seja, não há necessidade de encaminhamento médico para a realização dos testes citados.
No caso do teste de HIV, a população interessada pode fazer o teste rápido, que fica pronto em menos de 15 minutos. “Dependendo do caso e da necessidade realizamos também o exame, que geralmente é feito em gestantes, acidente de trabalho ou abuso sexual”, explicou a psicóloga do CTA, Susie Donero.
OFERTA DE MEDICAMENTOS
Outro trabalho realizado pelo programa é a oferta de medicamentos gratuitos em caso de acidente de trabalho e abuso sexual. “Se alguém sofre algum abuso sexual e procurar tratamento até em 72 horas após o ato e fazer o tratamento durante os 30 dias, o risco de contrair HIV é de 1%”, explicou a psicóloga.
Os medicamentos são oferecidos na sede do Programa, mas também estão fracionados no UPA e também no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. “Geralmente os casos de atendimento de abuso sexual ocorrem nos horários noturnos, então já foram distribuídos nestes dois locais, onde geralmente faz o primeiro atendimento e a vítima recebe parte do medicamento suficiente até nos procurar para receber o restante do tratamento”, explicou.
Segundo a psicóloga até o momento já foram registrados 358 testes rápidos na unidade. Na Caravana da Saúde, realizada em junho, foram mais de 300 testes. No primeiro quadrimestre, foram realizados 542 exames, além disso, foram 563 consultas com médico infectologista, 81 atendimentos na área de ginecologia e 644 na enfermagem.
É válido lembrar que o teste rápido e o exame também são oferecidos nas unidades de saúde de cada região do Município.
O Programa DST/Aids conta com uma psicóloga, uma assistente social, uma enfermeira, um médico infectologista, um médico ginecologista, um farmacêutico, um bioquímico, um técnico em laboratório, além da recepcionista.
SERVIÇO
O programa DST/Aids está localizado na rua Bom Jesus da Lapa, 1078, no bairro Vila Nova., das 7h às 17h, sendo no período da manhã destinado para o atendimento médico e exames para a população e no período da tarde atendimento de urgências e ações de prevenção e orientação.
Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (67) 3929-9893.
Patricia Acunha
Assessoria de Comunicação
Patricia Acunha | Assessoria de Comunicação