A prefeita Márcia Moura (PMDB) recebeu na manhã desta quinta-feira (9) representantes do Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA), em seu Gabinete, para tomar conhecimento do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), que está sendo elaborado para o município de Três Lagoas, para os próximos cinco anos.
A proposta do PDL, apresentada por Natalie Rios, membro do GAIA, foi assistida também pela diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri, e do diretor de Departamento de Indústria e Comércio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Otoni Ávilla Ornelas.
O processo de levantamentos, contatos e estudos para a elaboração do PDL está acontecendo, simultaneamente, em Três Lagoas e Brasilândia, para identificar e definir territórios de cidadania nestes dois municípios, onde operam empresas do Grupo Votorantim.
Por essa razão, o PDL conta com o apoio do Instituto Votorantim, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo principal de incrementar projetos de trabalho e de geração de renda, conforme explicou Natalie.
Para tanto, entre os objetivos específicos do PDL, está a identificação de vocações para o desenvolvimento econômico e social, existentes no município de Três Lagoas e que tenham as condições de receber os incentivos e financiamentos previstos no PDL.
O programa, já em andamento na sua fase inicial de levantamento e identificação de vocações para o desenvolvimento, prevê outras fases de execução, que podem se estender até cinco anos.
Além da fase de diagnóstico local, já em execução, o PDL prevê a seleção de propostas e projetos e ainda a implementação e monitoramento no período da execução.
Nesta primeira fase, iniciada em fevereiro e que vai estender-se até julho, está sendo feito o planejamento operacional do PDL, através dos resultados do diagnóstico socioeconômico do município de Três Lagoas.
Em seguida, conforme está previsto no PDL, haverá a Constituição de Instância Participativa Local (conselho comunitário do programa). Caberá aos membros desse conselho comunitário priorizar linhas de ação para investimentos em projetos de geração de renda e trabalho, conforme explicou Natalie à prefeita Márcia Moura.
O papel do Poder Público Municipal limita-se a criar condições para facilitar o diálogo com a comunidade e apoiar o trabalho da consultoria, contratada pelo Instituto Votorantim e BNDES, informou Natalie à prefeita Márcia Moura.
BENEFÍCIOS
Ao tomar conhecimento dos benefícios que o PDL irá trazer para o município de Três Lagoas, a prefeita Márcia Moura se prontificou a apoiar e criar condições de trabalho para a equipe do PDL.
Queremos estar juntos em todas as fases de elaboração do PDL, porque merecem nosso apoio e incentivo todos os estudos e projetos que revertam para o desenvolvimento de Três Lagoas e a melhoria da qualidade de vida da nossa população, observou Márcia Moura.
São vários os benefícios que Três Lagoas irá conquistar, graças ao PDL. Entre eles, a identificação do potencial produtivo do município com o fortalecimento de políticas públicas locais, voltadas para a geração de trabalho e renda, mostrou Natalie.
Um outro benefício é a participação de Três Lagoas em uma ampla rede Inter setorial, com o apoio do BNDES e do Instituto Votorantim, com oportunidades de captação de recursos para aplicação em projetos de organizações sérias e legalmente constituídas e também do Poder Público, assegurou.
Assessoria de Comunicação