‘A gestão de Saúde pública no município de Três Lagoas é referência na execução de projetos e recursos de verbas direcionadas aos municípios para esta área. Um exemplo disso é o Núcleo de Educação Permanente em Saúde, que foi implantado na gestão da prefeita Simone Tebet. O setor executou em 2008 as verbas de recursos do Ministério da Saúde específicas para as macrorregiões atuar em programas de capacitação dos profissionais da saúde pública. A macrorregião de Três Lagoas também está executando este ano os recursos e já realizou uma reunião com os gestores dos municípios que pertencem a esta macrorregião, com o intuito de continuar capacitando os profissionais em 2010.
O Programa de Capacitação da Educação Permanente em Saúde iniciado neste mês de novembro desenvolve sete cursos voltado aos profissionais da macrorregião de diferentes áreas da Saúde. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Lígia Thomé Pires, as prefeituras entram com a parte logística, como contra partida, e por meio de processo licitatório a empresa contratada em 2009 foi a Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF), que ministra os cursos através do Centro de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação de Três Lagoas – MS (Pólo).
Cursos
De acordo com o gestor de Pólos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação e Assistente Administrativo da FEF, Gustavo Domingues de Souza Filho, os professores que ministram os cursos são credenciados na Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso do Sul e também são servidores da rede de saúde pública. O programa de capacitação faz parte do Projeto de Desenvolvimento Técnico e Humano dos Colaboradores do Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, executado pela Fundação.
A coordenadora de Educação Permanente em Saúde informou que todos os cursos já estão com as turmas fechadas. Nós somos a única macrorregião do Estado que está executando essas verbas federais que os municípios recebem especificamente para serem usadas na capacitação dos profissionais da saúde pública. Além da qualificação dos profissionais, este projeto também trabalha as necessidades de Saúde, Controle Social e Gestão Setorial, avaliou Lígia.
Os cursos que estão sendo ministrados em Três Lagoas para os profissionais dos 11 municípios da macrorregião são:
– Biossegurança em Consultório Odontológico:
Três Lagoas – 11, 18, 25/11/2009, 02 e 09/12/2009
Paranaíba – 10, 17, 24/11/2009, 01 e 08/12/2009