Atualização e capacitação dos profissionais da área de Saúde de Três Lagoas. Este é o objetivo da Capacitação para o Diagnóstico da Infecção do HIV utilizando teste rápido, que teve início nesta terça-feira (9) e segue quinta-feira (11) no Auditório do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.
Rosângela Dobbro, enfermeira Sanitarista e palestrante do treinamento, destacou que a principal importância no teste rápido é na transmissão vertical, que é da gestante para o bebê. E, com a grande oferta de trabalho no município há uma população flutuante que acaba quebrando a cadeia, o equilíbrio da população local, explicou.
A palestrante ressaltou que o teste é bastante interessante para as maternidades. Assim será possível reduzir os riscos de transmissão. E acrescentou: O norteamento maior é no impacto de gestantes passarem para os bebês.
Lidiane Frasson Gaspareli é enfermeira no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e acredita na importância de treinamentos como este. Muito importante por que estão passando técnicas novas e sempre têm mudanças, avaliou.
A coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Alexandra Nunes, acredita que até o final do ano os testes rápidos já estejam disponíveis no município. Com o treinamento, mandaremos um relatório ao Ministério da Saúde para habilitar os profissionais que participaram.
Os testes serão implantados após a liberação do Ministério da Saúde.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO