Após seis meses de trabalho com os alunos em sala de aula, 78 professores de 15 Escolas Municipais participaram na noite de ontem (10), do encerramento do programa de educação ambiental Natureza da Paisagem – Energia Recurso da Vida, desenvolvido pela concessionária de energia Elektro em parceria com a Rede Municipal de Ensino (REME).
O programa é aplicado nas escolas pelos próprios professores, que passam por uma capacitação ministrada pela Elektro, recebendo material didático e de apoio para que possam desenvolver as ações em sala de aula. Além dos alunos, os professores são diretamente beneficiados, pois o programa oferece certificado de 30 horas, funcionando como uma ação de formação continuada.
Segundo o capacitador da Elektro, Sérgio Guidotti, o objetivo do programa é “trabalhar sobre os conceitos de como utilizar a energia elétrica com inteligência”. Segundo Guidotti, mais de 1.200 alunos participam de forma direta, fornecendo as informações de consumo de energia para que os professores possam avaliar se as recomendações do programa surtiram efeito.
O programa foi iniciado em maio e finalizado na noite de ontem (11), no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria. Os professores participantes desenvolveram atividades com base nas contas de energia de cinco alunos, totalizando 380 demonstrativos de consumo avaliados.
Ainda como parte do programa, as escolas já começaram a receber a visita da Estação Móvel de Ensino do projeto Elektro nas Escolas, que fica no município até o dia 5/12. A unidade vai atender cerca de dez mil alunos das 15 escolas, que participam de experimentos e demonstrações sobre a origem e história de eletricidade, orientações sobre o uso racional da energia através de maquetes e projeção de vídeos no Laboratório de Eficiência Energética da Estação.
As escolas participantes foram: Eufrosina Pinto, Profª Maria de Lourdes Lopes, Gentil Rodrigues Montalvão, Profº Elson Lot Rigo, Presidente Médici, Profª Maria Eulalia Vieira, Profº Ramez Tebet, Profª Marlene Noronha Gonçalves, Flausina de Assunção Marinho, Parque São Carlos, General Nelson Custódio de Oliveira, Profº Odeir Antonio da Silva, Joaquim Marques de Souza e do Programa Integração AABB Comunidade.
Larissa Lima | Assessoria de Comunicação