‘O SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho inicia nesta sexta-feira (7) o Projeto de Atenção à voz dos professores da Rede Municipal de Ensino (REME). A primeira escola a receber o Projeto é a Parque São Carlos, com a palestra Voz e a importância em sua vida que será proferida pela fonoaudióloga do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Gabriela Zambianco de Figueiredo, nesta sexta-feira (7), a partir das 15h30. Na palestra também estará presente o médico do Trabalho, Fernando Ferreira Freitas.
De acordo com a assistente social do SESMT, Fabielle Ferreira, o público alvo do Projeto são os professores da Rede Municipal, uma vez que utilizam a voz como instrumento de trabalho. O objetivo do Projeto, conforme Fabielli, é proporcionar aos servidores um treinamento especializado, trabalhando com a saúde vocal preventiva, auxiliando na melhoria da qualidade e longevidade vocal. O nosso intuito é trabalhar com a saúde preventiva e desta forma diminuir o número de licenças e afastamentos de profissionais, em função de problemas com a voz. Por sua vez, é necessário que se desenvolva um trabalho de prevenção, esclareceu Fabielli, completando que o trabalho irá contribuir para a sociedade, alunos, educadores e amenizar os gastos da Prefeitura.
Voz
A voz é o meio de comunicação mais vivo e imediato
problemas de voz podem afetar a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional. Considerando que os professores usam a voz como um dos principais instrumentos de trabalho, esta é uma das classes de profissionais que mais alterações vocais apresenta, principalmente nódulos vocais de origem funcio