
Na manhã desta terça-feira (15) a quadra do Ginásio de Esportes Cassilda Acre Rocha deixou a bola de lado para dar lugar aos passos de dança. Das 7h às 17h é realizado no local um curso de dança para professores da REME (Rede Municipal de Ensino).
Os professores estão recebendo noções de danças folclóricas e dança de salão, passando ainda por outros ritmos, explicou a técnica de Educação Física do Departamento Pedagógico, Inozemar de Souza Fraga.
De Campo Grade veio o professor de Educação Física e professor de dança, Luiz Claúdio de Souza, ele que é responsável por coordenar a capacitação dos professores.
Luiz que trabalha com dança a mais de 20 anos diz que o curso visa capacitar os professores para desenvolver a técnica de dança em sala de aula, trabalhando a postura, o equilíbrio e o conato social dos alunos.
Através da dança conseguimos trabalhar muitos pontos, principalmente a comunicação entre os próprios alunos. A inibição em sala de aula muitas vezes dificulta o aprendizado do aluno, explicou Luiz.
O curso reuniu 73 professores, entre eles a professora da Escola Flausina de Assunção Marinho, Luciane Soares da Silva, que disse ter gostado da experiência e que vai utilizá-la em sala de aula.
Essa é a primeira vez que participo de uma capacitação que trabalha com a dança, estou achando maravilhoso e muito válido, com certeza vou levar essa técnica para sala de aula, não tenho dúvidas que os alunos vão gostar e participar ativamente, ressaltou a professora.
Resgate Cultural
O encontro entre professores possibilitará ainda um resgate cultural através da dança, uma vez que muitas danças tipicamente folclóricas acabam sendo esquecidas ao longo dos anos não chegando a serem apresentadas as novas gerações.
Aqui estamos tendo o cuidado de trazer a tona uma cultura que não está tão presente na vida dos alunos, nosso trabalho aqui não é tão somente passar uma técnica ou coreografia, mas também preservar a história de muitas danças que estão ficando somente em nossa memória, finalizou Luiz Cláudio.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO