Cerca de 250 professores participaram da capacitação realizada nesta segunda-feira (19), na Escola Eufrosina Pinto, realizada pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, para aplicação do método Positivo de ensino.
Segundo Márcia Moura, secretária de educação, esta é a segunda capacitação. Já realizamos uma anteriormente, mas com todos os professores juntos. Desta vez a capacitação está dividida pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Artes e Alfabetização, falou.
Márcia Moura destacou o investimento da Prefeitura na aquisição do material e da necessidade de capacitação dos profissionais. As crianças já estão usando os livros e a capacitação conta com a equipe responsável pelo método positivo, proporcionando maior conhecimento do profissional com o material adotado.
O coordenador de eventos do Positivo, Luiz Reinaldo Gil de Oliveira, explicou que as capacitações dependem do que é acordado com as prefeituras. Aqui a capacitação será de duas a três vezes ao ano, de 1ª a 3ª série.
Oliveira enfocou que as capacitações auxiliam os professores. Como o método é novo ele tende fornecer ao professor melhores formas de aplicação. A participação dos professores acarreta no bom desenvolvimento do curso, explicou.
Jussara Aparecida de Souza Fernandes, diretora pedagógica, informou que o método atende a proposta pedagógica do município e tem sido bem aceita, tanto pelos professores como pelos alunos. A capacitação de hoje veio no formato de disciplinas para atender o que tem nos livros. Além dos professores de 1ª a 3ª série, estão participando professores do apoio pedagógico, das salas especiais, domiciliar e pré III, que são os alfabetizadores, destacou.
No próximo mês, a capacitação acontecerá para os professores das salas de informática e está previsto a ampliação de um para dois ou três dias de capacitação, de acordo com a necessidade dos professores.
Avaliando
Os professores estão elogiando o método e o material, mesmo sendo cedo para uma avaliação mais aprofundada. Atende a proposta da rede municipal de educação e os nossos professores estão se adaptando, ressaltou a diretora pedagógica.
Elenir Antônia de Queiroz, professora, acredita que, como alfabetizadora, o método tem muito a engrandecer o trabalho. Para as crianças está sendo ótimo e diversificado. Os alunos estão super curiosos com os livros e querem usar todos os dias. Está sendo maravilhoso, falou.
Com relação à capacitação, a professora se demonstrou bastante interessada. É muito interessante e está abrindo um novo leque com sugestões, dando novos caminhos, tanto para a utilização dos livros, quanto para a prática e isso é bom, avaliou.
Assessoria de Comunicação