A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, realizou um balanço das atividades em 2013, onde foi constatado um aumento significativo considerando o número do exercício anterior para o ano de 2013. Em 2012 foram registradas 2.126 reclamações e em 2013 um total de 4.064.
De 1.833 audiências de conciliação realizadas, 772 obtiveram êxito, ou seja, o conflito entre consumidor e fornecedor foi resolvido, e 619 arquivadas antes da audiência (a empresa solucionou o problema do consumidor). Totalizando um percentual de 75,88% de acordos realizados.
O registro de atendimento do DPVAT teve 54 atendimentos em 2013, houve diminuição em relação a 2012 devido a novos postos de atendimento dos Correios e escritórios especializados nesse atendimento.
De acordo com a diretora do Procon, Lilian Campos, de janeiro a dezembro de 2013 foram realizados 228 atos fiscalizatórios.
“Os problemas mais recorrentes envolveram cobranças indevidas, produto com vício, problemas com garantia (abrangência, cobertura), dúvidas sobre cobrança, valor, reajuste, contrato, orçamento, antecipação de financiamentos, não entrega/demora na entrega de produtos, serviços não fornecidos”, explicou Lilian.
FISCALIZAÇÃO E PESQUISAS
Em 2013 as fiscalizações e pesquisas foram realizadas pelo órgão que busca desempenhar o papel conciliador e harmonizador.
Confira abaixo as ações desenvolvidas pela equipe do Procon em 2013:
PESQUISAS
Dia das crianças;
Cesta básica;
Dia das Mães;
Dia dos Pais;
Páscoa;
Dia dos Namorados;
Festa Junina;
Finados;
Natal.
FISCALIZAÇÕES
Agencias bancárias;
Fiscalizações e orientações no comércio local;
Fiscalizações em feiras.
OUTRAS AÇÕES:
Capacitação de pessoal junto Procon Estadual em 06/09/2012;
Informações sobre a velocidade de internet em Três Lagoas;
Orientação sobre taxas de matrículas escolares;
Palestras aos beneficiários do Programa Vale Renda;
Orientação sobre compras de natal pela internet;
Orientação de como saldar suas dívidas com o 13º salário;
Participação do 28º encontro de Defesa do Consumidor;
Participação a Reunião do Senacon em Brasília;
Participação da 4ª Reunião Senacon em Recife;
Comemoração ao dia Mundial do Consumidor com palestras e orientações;
Divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas;
Publicação Mensal do Ranking das empresas mais reclamadas;
Orientação empresa Telexfree;
Participação no III Fórum de debates de direitos dos consumidores com representantes do Grupo Itaú Unibanco;
Reunião com Conselho de usuário de Telefonia;
Participação do I Encontro Estadual dos Procon’s MS;
Participação do II Encontro Estadual dos Procon’s MS;
Participação do III Encontro Estadual dos Procon’s MS;
Evento de Comemoração dos 10 anos do Procon/TL;
Participação no evento “Ação entre Amigos” promovido pela Igreja Nazareno;
Orientação sobre a Lei dos 15 minutos em filas também para Lotéricas, Correios e Financeiras;
Orientação cobrança indevida da Taxa de Desperdício;
Participação no encontro com empresários e comerciantes na Associação Comercial de Três Lagoas;
Parceria em fiscalizações com a Vigilância Sanitária;
APLICAÇÃO DE MULTAS
Em 2013 a aplicação de multas totalizou R$ 1.948.446. Em 2012 foram gerados boletos de multa no valor de R$ 891.707,00. Aumento substancial de mais de 100%.
Segundo avaliação da diretora do Procon, os resultados positivos se deram em razão ao trabalho em equipe e aos constantes investimentos na formação de pessoal e melhoria da estrutura física. “Conseguimos nessa gestão conquistar a confiança da população que está exercendo seu direito como consumidor de forma plena” finalizou.
Assessoria de Comunicação