A Black Friday de 2024 será celebrada nesta sexta-feira, 29 de novembro, mas muitas lojas no Brasil já destacam promoções desde o começo do mês. O Programa de Defesa e Proteção ao Consumidor de Três Lagoas (PROCONTL) forneceu algumas dicas para aproveitar uma das datas mais aguardadas do comércio com segurança, planejamento, pesquisa e cuidado.
Em primeiro lugar, vem o planejamento, para gastar com consciência e evitar preocupações com futuras dívidas. “É importante que o consumidor estipule um limite para gastar dentro do seu orçamento e evite dívidas e prestações a longo prazo, pois há a incidência de juros”, afirma Nuna Viana, diretor do Procon TL.
A pesquisa de preços, em uma data com tantas ofertas e promoções, é fundamental. Tenha em mente os produtos que deseja adquirir e compare os diversos descontos disponíveis, em lojas físicas e virtuais. Evite a ansiedade e o impulso, priorizando o planejamento e a pesquisa.
Nuna Viana ressalta: “A comparação de preços é sempre importante, até para não cair na armadilha do preço dobrado – muitos comércios oferecem descontos que acabam sendo o valor normal do produto.”
Inclusive nas compras online, nas quais o consumidor não tem contato direto com o produto, o direito de arrependimento pode ser essencial durante a Black Friday. “O direito de arrependimento vale até 7 dias após a compra de um produto online. O consumidor tem o direito de devolver o produto e receber o dinheiro de volta”, explica Nuna Viana.
Confira os golpes mais recorrentes:
A Black Friday costuma ser um prato cheio para golpistas. De falsas promoções a golpes bem elaborados, é importante que o consumidor fique atento. Procure sempre comprar em lojas com credibilidade e não forneça seus dados pessoais.
- Mudança de preço no carrinho
Verifique se o preço final a pagar em uma loja virtual corresponde ao valor apresentado na hora da compra.
- Frete mais caro que o produto
Verifique o preço do frete de uma compra online e avalie se realmente vale a pena pagá-lo. Vale a pena também checar o prazo de entrega antes de concluir a compra.
- Pedido cancelado pela empresa
A loja cancela a compra depois do pagamento, mas ainda fica com os dados pessoais do consumidor.
- Links falsos
Golpistas enviam links maliciosos (malware) via e-mail e/ou redes sociais para sites falsos que capturam dados pessoais e financeiros. Evite clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp e redes sociais em geral.
- Perfis e sites falsos
Golpistas criam páginas e perfis em redes sociais muito parecidos com os de marcas conhecidas para enganar o consumidor. Verifique se a página onde você irá comprar é idônea e se o endereço do site contém “https” no início.
- Golpe do Pix
A vítima recebe uma transferência de dinheiro feita por engano e é solicitada a devolver o valor. Depois, o golpista alega fraude, aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para recuperar o valor inicial e ainda fica com a quantia devolvida pela vítima, dobrando seu lucro.
- Boleto falso
Golpistas emitem boletos fraudulentos – em vez de pagar por um produto em uma loja, você estará transferindo dinheiro para os criminosos. Confira sempre os valores e o destinatário de qualquer pagamento, seja transferência bancária, boleto ou Pix.
O Procon de Três Lagoas, além de fornecer atendimento na relação de consumo, também realiza fiscalização e está totalmente à disposição da população. O consumidor que tiver dúvidas ou precisar fazer uma reclamação deve ligar para o número 3929-1820 ou procurar pessoalmente o Procon, na Rua Orestes Prata Tibery, 1762 – Jardim Primaveril.