O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Três Lagoas, alerta os consumidores quanto às compras da terceira edição brasileira do “Black Friday”, no dia 29 de novembro, oferecendo produtos e serviços com grandes descontos em sites e algumas lojas.
A promoção terá duração de 24 horas e ao menos 120 empresas estão cadastradas no site oficial do evento (http://www.blackfriday.com.br), reunindo ofertas dos sites participantes, separadas por categorias.
“O comprador deve pesquisar os preços antes da compra para verificar se a oferta é realmente vantajosa, procurar referências sobre o site acessado e se certificar de que a página oferece dispositivos de segurança de senhas e dados”, orientou a Diretora do Procon/TL, Lilian Campos.
É importante que o consumidor consulte também o código de ética e a comercialização dos produtos e serviços que devem seguir as regras do Código de Defesa do Consumidor.
“Nas compras pela internet, o consumidor tem o prazo de sete dias, do recebimento da mercadoria, para o arrependimento, ou seja, pode cancelar o negócio sem que qualquer valor lhe seja cobrado”, explicou Lilian.
BLACK FRIDAY
Black Friday é o nome dado ao dia seguinte ao “Dia de Ação de Graças” dos EUA, data comemorativa mais importante para o varejo americano, que antecipa as compras natalinas. Assim, no Black Friday ocorrem promoções de “queima do estoque” não vendido até o “Dia de Ações de Graças”, quando são praticados descontos aos consumidores.
O evento chegou ao Brasil em 2010 por iniciativa de uma empresa especializada em descontos na Web. O primeiro Black Friday do Brasil foi dia 26 de novembro de 2010 totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um código de ética para a versão 2013 do Black Friday. A intenção é incentivar as lojas do comércio eletrônico a adotar boas práticas nas vendas.
Assessoria de Comunicação