‘A Administração Municipal de Três Lagoas, por meio do Procon, devido a greve bancária e a dificuldade dos consumidores em utilizar as agências na Cidade, orienta que a população busque meios alternativos como telefone, internet e caixas eletrônicos para estas transações.
É importante não deixar de solicitar algum documento que possa comprovar o pagamento. No caso da internet o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo, explicou a diretora do departamento, Lilian Campos.
Ela lembrou que contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nos bancos, mas são recebidas também em casas lotéricas, alguns supermercados e correspondentes bancários, por exemplo, farmácias.
Caso o pagamento não seja possível por nenhuma dessas alternativas o consumidor deverá entrar em contato com o fornecedor e solicitar outras forma para quitação do débito ou até mesmo negociar com as empresas alteração na data do vencimento. Se o pagamento for realizado diretamente com a empresa, ou em outro local, não se esqueça de solicitar um recibo, reforçou a diretora.
Faz parte do exercício da atividade comercial o fornecedor oferecer meios viáveis para que o consumidor realize o pagamento. Caso isso não ocorra, a empresa não pode impor ao consumidor qualquer penalidade pelo atraso na quitação.
O Procon recomenda que o consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência antes mesmo da data de vencimento da conta.
Com relação às filas, estamos com processos em andamento com respaldo do Ministério Público para o efetivo cumprimento da lei. As instituições financeiras já foram autuadas e será feita uma nova fiscalização pelo órgão para mais averiguação. Se os bancos não se adequarem serão multados, e poderão ter a suspensão do seu alvará de funcionamento, finalizou Lilian Campos.
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Assessoria de Comunicação