O Órgão Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), de Três Lagoas, divulgou nesta quarta-feira (20) pesquisa de preços voltada aos produtos de Páscoa.
A pesquisa foi solicitada a oito estabelecimentos comerciais, sendo que apenas quatro apresentaram a lista de preços, “sendo perceptível uma significativa diferença em alguns produtos, entre eles, a azeitona verde que chegou a 260,43% e determinada marca de Ovo de Páscoa com 64,57%”, explicou a assessora chefe do Procon, Lilian Campos.
A assessora orientou ainda quanto às especificações contidas nas embalagens dos produtos, principalmente validade, composição e peso líquido. “Todos os produtos devem conter o selo do Inmetro e a faixa etária sempre que houver brinquedos no interior do produto”, destacou Lilian. Ela acrescentou que o consumidor também deve observar a numeração dos Ovos de Páscoa, pois ela não representa o peso ou tamanho do produto, podendo variar de uma marca para outra.
Lilian também ressalta a importância da nota fiscal no ato da compra para que o consumidor garanta seus direitos.
Os estabelecimentos que se negarem a entregar a pesquisa de preço no prazo estabelecido pelo órgão serão penalizados por desobediência, nos termos do artigo 55, §4º do Código de Defesa do Consumidor e artigo 33, §2º do Decreto Federal 2.181/1997.
PRINCIPAIS PRODUTOS E VARIAÇÕES DE PREÇO
– Ovos de Páscoa: 64,57% (maior), 0,95 (menor)
– Bacalhau: 46,68% (maior), 26,68% (menor)
– Azeitona Verde: 165,95% (maior), 54,92% (menor)
– Azeite Extra Virgem (500 ml): 52,53% (maior), 36,62% (menor)
Para ter acesso à tabela completa (preços, marcas, número, peso) dos produtos pesquisados clique aqui.
Assessoria de Comunicação