Com a chegada das compras de Natal e Ano Novo, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON – TL) informa e reforça orientações para auxiliar a população na hora das compras e, também, em casos de trocas. De acordo com o diretor do órgão, Luiz Akira, uma dica importante é planejar e pesquisar os preços antecipadamente, para evitar compras por impulso e o endividamento.
Em compras feitas através de internet, Luiz Akira orienta que é importante “observar se o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento estão visíveis no site, verificar se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega. Ao efetuar a compra, imprima ou salve em seu computador a página do site com os dados. Além disso, antes de enviar o número do seu cartão de crédito e dados pessoais, observe se a loja possui conexão segura”, alertou.
Nas compras feitas pela internet, telefone ou catálogo, o consumidor tem até sete dias para desistir da mercadoria e receber o valor total do produto.
Já nas compras feitas em lojas físicas, o diretor reforçar que é primordial exigir sempre o documento fiscal, que comprova a relação de consumo e será necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto.
“Em se tratando de loja física, se o produto não apresentar defeito, a política de troca fica a cargo de cada estabelecimento”, reiterou.
Em caso de dúvidas o consumidor deve procurar o Procon -TL, localizado na Rua Orestes Prata Tibery, nº1762- Jardim Primaveril, Três Lagoas/MS – CEP 79603-030. Telefones: (67) 3929-1819 ou 3929-1820 também pelo e-mail procon@treslagoas.ms.gov.br