O presidente da ANEPE (Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva) e empresário/proprietário da Fishing Business, Marcos Glueck palestrou na 1ª Reunião Pública sobre o Turismo de Pesca e Lazer em Três Lagoas na última semana. O evento foi promovido na Câmara Municipal e recebeu o apoio do Departamento de Turismo da Prefeitura de Três Lagoas.
Durante a palestra, Glueck apresentou outros países como exemplo de turismo e Pesca Esportiva como os EUA, Costa Rica e Argentina. “O primeiro é destaque mundial, pois movimenta 40 bilhões de dólares em pesca esportiva, sendo que metade deste valor é gasto em viagens”.
Glueck revelou também que 27% dos pescadores são mulheres, que cada vez mais estão se inserindo neste segmento, além disso, relatou experiências vividas com a pesca esportiva. “Estive no Amazonas onde foi introduzido um trabalho de pesca consciente e sustentável (pesque e solte) juntamente com a ajuda dos nativos locais, que foram capacitados a atuar como guias locais e obtiveram sucesso gerando vida mais digna e promissora”, contou o palestrante.
ANEPE
Outra experiência relatada foi a criação de uma associação para os empresários do segmento de pesca esportiva, a ANEPE ( Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva), visando a união da classe e a luta pela regulamentação e implementação de leis como a Lei de preservação do Dourado em Cuiabá/MT.
Glueck frizou a importância da inserção da Pesca Esportiva como uma atividade turística sustentável, qualificando o pescador local, para que ele possa também atuar como guia e cartão de visita do local.
INSERÇÃO DA PESCA ESPORTIVA
De acordo com ele, quando ocorre a inserção da Pesca Esportiva em determinado local hámudança de conceito, ou seja, o pescador quer estar com a família no seu tempo livre realizando a atividade da pesca. Para que isso aconteça, se faz necessário uma readequação na infraestrutura do local; A pesca esportiva se profissionaliza e passa a ser promovida com sustentabilidade e responsabilidade e nesta etapa se faz necessário parceria entre poder público, privado e Sistema S (Senac, Sebrae e Senai); União dos empresários ligados a pesca esportiva: A criação de associações com a finalidade de lutar por melhorias para a classe, conseguir benefícios, ter representatividade no meio político e social, dentre outras benfeitorias eEstimulação do marketing nacional e internacional com divulgação dos destinos nos meios de comunicação, da sua infraestrutura e depoimentos de sucesso, como o de artistas e cantores famosos que pescam.
Assessoria de Comunicação