Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) continuam sendo referência para cidades de várias regiões do País que objetivam sua implantação. Há poucos dias, o secretário de Administração, Odair Biassi, responsável pelo SESMT, foi procurado por um representante da prefeitura de São José dos Campos (SP) para obter informações sobre o serviço desenvolvido em Três Lagoas. Em outras ocasiões, as prefeituras de Canoas (RS), Apucarana (PR) e Naviraí também mantiveram contato com a Secretaria de Administração para se informarem sobre como implantar este serviço.
De acordo com Odair Biassi, o SESMT é pioneiro no Mato Grosso do Sul e por isso figura como referência para outros municípios. É uma satisfação grande. Isso ressalta como o serviço é importante para os servidores e nos orgulha pelo pioneirismo, de forma que a Prefeitura se antecipou e hoje se coloca a disposição para aqueles municípios que queriam também implantar, comenta Biassi.
Segundo o secretário, o SESMT tem como finalidade primeira a prevenção de acidentes de trabalho e a manutenção do trabalhador. O secretário também reitera o esforço constate da equipe técnica do SESMT para que o servidor não passe por situações de risco em sua rotina de trabalho. Essa referência buscada por outros municípios no SESMT demonstra a credibilidade do trabalho desempenhado pela administração pública municipal, avalia Odair.
O trabalho do SESMT
Implantado em 30 de julho de 2007, o SESMT tem como objetivo manter a integridade física do trabalhador através do Programa de Prevenção de Riscos em Ambientes de Trabalho e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, além de oferecer atendimento especial e social aos servidores no tocante à saúde e qualidade de vida no trabalho.
O SESMT também realiza exames admissionais, demissionais, periódicos, validação de atestados e avalia a capacidade física e mental para o trabalho mediante perícia médica.
Os profissionais que prestam serviço pelo SESMT são qualificados e habilitados para identificar riscos nos ambientes de trabalho, estabelecer técnicas para sua eliminação e, em conjunto com o serviço social, buscar melhorias no ambiente de trabalho. A equipe multidisciplinar é composta por assistente social, médico do trabalho, secretária administrativa e técnico de segurança do trabalho.
A Secretaria de Administração disponibiliza no site do Governo Municipal um link com a cartilha do SESMT, onde há informações detalhadas sobre o trabalho desempenhado e suas aptidões.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO