Com intuito de evitar futuros casos de Dengue, Chikungunya e Zika, a Prefeitura de Três Lagoas por meio das secretarias municipais de Obra e Saúde realizou uma ação emergencial para retirar materiais que poderiam ser possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira (14), na Vila Piloto.
De acordo com o coordenador do Departamento de Educação em Saúde, Fernando Garcia, a ação foi uma parceria entre as duas secretarias de caráter emergencial. “Foram recolhidos três caminhões de galhadas, pneus e entulhos que seriam possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Também foi recolhido material orgânico que poderia atrair focos do mosquito que transmite a Leishmaniose, como também animais peçonhentos”, disse.
Para evitar que os moradores façam novamente o descarte incorreto dos materiais, Fernando ressaltou que os Agentes Comunitários de Saúde realizam o trabalho de rotina passando pelas residências e alertando sobre a destinação ideal para esses materiais.
“Se o morador não destina corretamente o lixo, depositando em algum terreno baldio, o mosquito vai se proliferar e pode acabar prejudicando sua própria família, ou ele mesmo, além de outras pessoas. Prevenir é um bem para todos. O Município tem o trabalho de coleta pública e deve ser respeitado”, ressaltou.
Vale lembrar que em todos os bairros da Cidade contam com coleta de lixo pública, mas é necessário depositar o lixo e entulhos nos locais adequados. A falta de manutenção de limpeza em terrenos baldios pode também gerar multa ao proprietário.
Assessoria de Comunicação