‘Em cumprimento ao disposto nos artigos 48, 54 e 55 da Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura de Três Lagoas, através da secretaria de Finanças e Planejamento, realizou na manhã desta terça-feira (27) a Audiência Pública do Segundo Quadrimestre de 2005, através da qual o público pôde conhecer com detalhes o que a prefeitura arrecadou e o que foi gasto de janeiro até agosto último. A receita total arrecadada nesse período foi de R$ 53.594.777,05, contra uma despesa empenhada de R$ 51.555.593,38. Deste total, 41.475.287,58 já foram pagos.
O maior gasto da prefeitura foi com o Fundo de Saúde, que consumiu R$ 10.718.569,86, seguido da Secretaria de Finanças, com R$ 5.535.996,42 e
Educação, que gastou R$ 5.174.157,36. À Câmara de Vereadores foi repassado o valor de R$ 2.749.290,36.
Finanças equilibradas
A audiência foi aberta oficialmente pelo vereador José Augusto Morila Guerra, presidente da Casa. Logo em seguida ele passou a palavra ao secretário de Finanças do município, Valmir Arantes, que falou em nome da prefeita Simone Tebet (PMDB) que participa de uma mobilização de prefeitos em Brasília, como diretora municipalista da Assomasul e membro do Conselho do Centro-Oeste, da Confederação Nacional de Municípios.
Arantes disse que as finanças do município estão equilibradas, graças à exigência da prefeita de cumprir à risca a LRF, dentro daquilo que foi proposto por ela em palanque. Por determinação de Simone, foram detalhadas item por item as ações desenvolvidas e investimentos realizados em todos os setores da administração municipal no período de janeiro e agosto.
Uma cópia do relatório foi entregue ao membro da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Gilsemar José Ferreira, o Gil, que elogiou a prefeita pelo cumprimento das metas fiscais da Lei Complementar nº 101. Os dados apresentados comprovam os esforços para o cumprimento das metas, aplicando recursos de maneira coerente evitando desvio de objetivos, destacou o vereador.
Aplicação das despesas
A prefeitura fechou o segundo quadrimestre com uma despesa empenhada de R$ 51.555.593,38. Deste total, R$ 41.475.287,58 já foram pagos, distribuídos da seguinte forma:
Transferência para Câmara Municipal, R$ 2.749.290,36
Gabinete da prefeita, R$ 1.238.424,73