Embora o trabalho de limpeza seja do próprio morador, a intenção é reduzir o número de casos da doença e conscientizar quanto à saúde pública no Município
Dos 1.610 imóveis existentes no bairro Paranapungá, 1.127 receberam vistorias na manhã de quarta-feira (23) pelos agentes do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e soldados do Exército, em apoio à força tarefa de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypt.
A ação proposta pela SMS dá continuidade aos trabalhos realizados nos bairros de Três Lagoas, com objetivo de erradicar os casos de dengue no Município. Conforme o coordenador do setor de endemias, Alcides Pereira, entre dezembro e janeiro, houve um aumento significativo de pessoas moradoras do Paranapungá infectadas pela doença.
“Estamos desempenhando este trabalho, inicialmente, nos bairros e regiões onde há maior número de casos confirmados. Embora o trabalho de limpeza e eliminação de criadouros seja do próprio morador, vamos desempenhar essa ação em alerta à saúde pública no Município”, disse Alcides.
As vistorias foram concluídas no mesmo dia, contando com a equipe composta por 28 agentes de endemias, 10 agentes comunitárias lotadas no bairro, cinco supervisores de área e um supervisor geral. O Exército reforçou com sete soldados e um tenente.
Ao total, foram recolhidos 500 sacos de lixo, sete vasos sanitários, 11 pneus velhos e objetos que servem de criadouros. Os agentes também identificaram 15 imóveis com focos de proliferação de larvas do Aedes Aegypt. Os 483 imóveis que estavam fechados serão visitados posteriormente pelos profissionais.
CONTINUIDADE
Nesta segunda-feira (28) as equipes da SMS continuam o trabalho, mas dessa vez nos bairros Jardim Progresso e Imperial.