A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (Deptran), da secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação, iniciou o curso de Agentes de Fiscalização de Trânsito, na manhã desta terça-feira (2), no recinto do Plenário da Câmara Municipal.
A prefeita Marcia Moura (PMDB) se fez representar, na solenidade de abertura, pelo secretário Walter Garcia de Oliveira Júnior (Infraestrutura, Transporte e Habitação). Na mesma solenidade, estavam também os secretários Milton Gomes Silveira (Meio Ambiente), Maria Lúcia Firmino (Assistência Social) e Eliane Brilhante (Saúde).
PARCERIAS
O curso, de 130 horas/aula, que irá estender-se por 15 dias, é promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS), comando do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), Agência Regional do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Gabinete de Gestão Integrada no Trânsito (GGIT), que é um grupo de pessoas envolvidas em ações, discussões e estudos voltados para a melhoria do trânsito de Três Lagoas.
Segundo explicou a diretora de Educação no Trânsito do Deptran, Creuza Ramos Monteiro Ferreira, o referido curso é deliberação do Cetran para capacitação e habilitação dos agentes de fiscalização do trânsito. “Sem esse curso, o policial ou agente civil não é habilitado legalmente a fiscalizar e autuar”, explicou.
“Este é o segundo curso, realizado pela Prefeitura de Três Lagoas, Município pioneiro nesta iniciativa, graças ao apoio da prefeita Marcia Moura”, comentou Creuza.
Quanto às parcerias para a realização deste curso, a diretora de Educação no Trânsito ressaltou que “trânsito é isso. É cada um unindo-se ao outro, participando e colaborando para um trânsito sempre melhor em Três Lagoas”.
Um contingente de 20 policiais militares e cinco civis (servidores municipais) participam deste curso.
Na solenidade estavam também as seguintes autoridades: comandante do 2º BPM, tenente coronel Wilson Sérgio Monari; Chefe de Operações da 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Evanderlei Lúcio da Silva; comandante local da Polícia Militar Rodoviária (PMR), major James Magno; delegado da Polícia Civil, Rogério Fernando Marchetti; e os vereadores Adão José Alves (PMDB) e Welton Irmão (PRB), representando a Câmara Municipal.
Assessoria de Comunicação